terça-feira, 6 de outubro de 2015

Tapioca com Flores Comestíveis




Tapioca, com recheio doce e salgado, costuma agradar e muito, ainda mais com uma apresentação linda e original como essa, da Neide Rigo, colunista do "Caderno Paladar" do Jornal "O Estado de São Paulo".

Feita a base de fécula de mandioca hidratada ou goma de mandioca, não contém glúten e atualmente é o queridinho do mundo "fitness", substituindo muitas vezes, o tradicional pãozinho feito de trigo.

Para fazê-las, basta comprar em supermercado uma "farinha pronta para tapioca" ou "goma de mandioca hidratada" ou "massa para tapioca".
Seja como for, são todas a mesma coisa e cada fabricante chama como quiser, rsrs.

No caso das nossas lindas tapiocas com flores comestíveis, quanto maior a variedade e cores, mais bonitas suas tapiocas ficarão.

Os recheios podem ser de : queijo, tomate temperado, carne assada desfiada, peito de perú, frango desfiado, ou na versão doce, com leite condensado, coco, brigadeiro, Nutella, entre outros.

Para fazê-las é bem simples:

-Aqueça uma frigideira, sem untar, em fogo médio,
-Peneire a goma ( muita gente dispensa essa etapa),
-Espalhe algumas flores e folhas na frigideira e logo em seguida, coloque 3 colheres de sopa da goma peneirada e espalhe bem, com o dorso de uma colher, cobrindo todo fundo da frigideira,
-Nivele bem a tapioca e se achar necessário, coloque um pouquinho mais da goma,
-Ao perceber que a goma toda já se juntou, é hora de virar, com a ajuda de uma espátula (não espere ela ficar dourada, pois ela irá permanecer branca),
-Coloque o recheio em uma metade, dobre ao meio e deixe por algum tempo para derreter o queijo, ou aquecer um pouco o recheio escolhido.
-Pronto, coma logo em seguida !!!
Obs: Podem ser servidas sem recheio, apenas para serem degustadas com manteiga, ou cortadas em formatos diversos com cortadores de biscoito.

Inspirem-se com as lindas fotos abaixo!

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli