domingo, 22 de junho de 2014

Festa para meninos : Copa do Mundo




Atendendo ao pedido de uma mãe muito carinhosa, chamada Dulce di Carlo, de Araçatuba, trouxe uma festa no tema mais atual do momento : Copa do Mundo!
Ela me pediu uma festa simples, que pudesse ser feita por ela e a madrinha de seu filho, Juliano que fará 5 anos.
Essa festa, da Kara's Party, tem as características que a Dulce me pediu.
Brigadeiros, Beijinhos, biscoitinhos de baunilha, macarons, cupcakes, marshmallows, balas, chocolates.
Vocês encontram todas as receitas necessárias nesse blog.
Uma boa papelaria para fazer alguns detalhes e o bolo, fake ou não.
Inspiração para a Dulce e para vocês.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli

























segunda-feira, 9 de junho de 2014

Madeleines





Bolinho de origem francesa, em formato de concha de vieira e nome de mulher, de textura delicada e perfeito para acompanhar um belo chá ou café.

Segundo a tradição, uma jovem francesa de nome "Madeleine" teria improvisado a receita de sua avó e servido o bolinho em um banquete. O rei Luís XV, que estava nessa festa, experimentou e se apaixonou pelo bolinho e por isso, ganhou fama mundial.

Nesse post, trago 2 receitas de Madeleines, uma *"funcional" do famoso Chef Marcelo Facini, que ministra cursos de gastronomia funcional por todo Brasil e uma receita diferente da tradicional, servida com calda quente de açúcar mascavo da The Seventh Duchess

*Entende-se por gastronomia funcional, as receitas que contêm ingredientes que forneçam benefícios a saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças.

Inspiração para vocês.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli



(foto: Cozinha a dois )

Madeleines  ( receita : Marcelo Facini )

2 colheres ( sopa ) de óleo de coco
1 colher ( sopa ) de óleo de girassol
2 1/2 colheres ( sopa ) de farinha de amêndoas
2 colheres ( sopa ) de fécula de batata
1 1/2 colher ( sopa ) de farinha de arroz
1 colher ( sopa ) de stevia
1 colher ( sopa ) de sucralose
Raspas de 1/3 de laranja
1 colher ( chá ) de extrato de baunilha
2 ovos orgânicos
1 colher ( chá ) de cardamomo moído

Glacê ( opcional )

1 colher ( sopa ) de mel
1 colher ( sopa ) de suco de laranja


Junte as farinhas e os adoçantes e reserve.
Em uma tigela, combine os óleos, as raspas de laranja e o extrato de baunilha.
Reserve.
Bata os ovos com o fouet até ficarem espumosos.
Junte a mistura de farinhas com os adoçantes e mexa bem, até incorporar.
Adicione a mistura dos óleos e mexa até ficar homogêneo.
Cubra com papel filme e deixe na geladeira por 6 a 24 horas.
Pré aqueça o forno a 175ºC.
Coloque a massa num saco de confeitar e distribua numa forma para Madeleine untada levemente com óleo de coco.
Asse por 12 a 15 minutos até que as bordas estejam douradas e o teste do palito mostre que o centro do bolinho está assado.
Desenforme e pincele com glacê de mel e suco de laranja, se for usá-lo.






Madeleines com tâmaras e calda de açúcar mascavo
( Receita e foto: The seventh duchess )

150g de tâmaras picadas
1 pitada de sal
250ml de água quente
1 colher ( chá ) de bicarbonato de sódio
60g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
60g de açúcar mascavo l
2 ovos
150g de farinha de trigo
1 colher ( chá ) de fermento em pó
Açúcar demerara ( opcional )


Pré aqueça o forno a 200ºC e unte cerca de 12 cavidades para madeleines grandes ou 24, menores e unte com farinha de trigo.
Em uma tigela média, coloque a água quente sobre as tâmaras, sal, e acrescente o bicarbonato de sódio.
Deixe a mistura descansar por 10 minutos.
Bata, em batedeira a manteiga e o açúcar mascavo até ficar esbranquiçado e fofo.
Adicione 1 ovo, bata bem depois adicione o outro e bata novamente.
Adicione a mistura de tâmaras a de manteiga e mexa bem.
Peneire a farinha e o fermento sobre essa mistura e agregue delicadamente, para nnao retirar todo o "ar" da massa, pois é essencial para a leveza das madeleines.
Coloque a mistura nas cavidades preparadas, enchendo 3/4 da capacidade total.
Asse por 16 a 18 minutos.
Após assados, polvilhe o açúcar demerara sobre as madeleines ainda quentes e na forma, depois retire-as cuidadosamente e deixe-as esfriarem.


Calda de Açúcar Mascavo

100g de manteiga sem sal
200g de açúcar mascavo
Sementes de uma fava de baunilha ( somente as sementes )
125 ml de creme de leite fresco
1 colher ( chá ) de glucose ( ou Karo )

Coloque todos os ingredientes em uma panela (menos o creme de leite).
Derreta lentamente em fogo baixo.
NÃO deixe a mistura ferver antes de derreter o açúcar.
Quando o açúcar tiver derretido, deixe ferver por 1 minuto, acrescente o creme de leite e volte a mistura para ferver por mais 1 minuto.
Sirva as madeleines com a calda quente.



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Gelatinas




Gelatinas delicadas em tons pastéis, eu ainda não tinha visto!
Muito fofa essa idéia que eu achei no blog "Bebê com estilo" e simples de fazer.
Nessas forminhas, parecem pudins e dá até mais vontade de comer gelatina!!!
A receita é muito simples:

1 pacote de gelatina ( na cor que desejar )
1 copo de água fervendo
1 copo de água fria
1/2 lata de creme de leite

Dissolva a gelatina em água fervendo, acrescente o creme de leite e a água fria, mexendo até ficar homogêneo.
Se quiser mais claro, coloque mais creme de leite e um pouquinho de açúcar se achar necessário.
Coloque em belas forminhas, deixe na geladeira até endurecer e desenforme quando for usar.
Podem usar forminhas de chocolate, mini bolinho e até de gelo.

Inspirem-se!!!

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Biscoitos de ursinhos lindos !!!




Ví esses biscoitinhos no blog "Bebê com Estilo" e achei a coisa mais fofa do mundo!!!
Ursinhos "abraçadinhos" com amêndoas ou castanhas, muito encantadores, não acham?
Indico no final desse post, uma receita de biscoito de baunilha e outra de biscoito de amêndoas, para vocês escolherem.
Sigam o passo-a-passo da foto abaixo e pronto.
Podem ser servidos em: festa infantil,  chá de bebê, chá da tarde, como lembrancinha de maternidade ou com um simples cafezinho ou chá, para tirar "suspiros" de suas convidadas.
Inspiração para vocês !!!

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli





Biscoito de Baunilha:

1/2 xícara ( chá ) de manteiga sem sal (temperatura ambiente) , 100g
1 xícara (  chá ) de açúcar peneirado
1 ovo peneirado ( temperatura ambiente )
1 colher  (sopa ) de leite
1 1/2 colher ( chá ) de essência de baunilha clara
1/4 colher ( café ) de sal
+ ou - 2 1/2 xícaras ( chá ) de farinha de trigo peneirada

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira.
Acrescente o ovo, o leite, a essência, o sal, batendo até formar um creme.
Acrescente a farinha e incorpore com as mãos, até formar uma massa homogênea e lisa.
Separe em duas partes , envolva com filme plástico e deixe na geladeira por 2 horas.
Abra a massa, corte com cortador em formato de ursinho, faça os olhinhos e o nariz, coloque a amêndoa ou castanha na posição mostrada na foto e " abrace" a amêndoa ou castanha.
Asse por 10 a 15 minutos em forma NÃO untada.
Obs: Não deixe escurecer , pois além de feio , o biscoito ficará duro depois de frio.
Preste atenção, pois isso acontece bem depressa.




Biscoitos de Amêndoas

1 xícara ( chá ) de amêndoas sem casca
2 xícaras ( chá ) + 2 colheres ( sopa ) de farinha de trigo peneirada
1/4 colher ( chá ) de sal
1/2 colher ( chá ) de canela em pó
1 xícara ( chá ) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara ( chá ) de açúcar de confeiteiro
1 colher ( chá ) de extrato de baunilha
1/4 colher ( chá ) de extrato de amêndoas
1 ovo peneirado

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque as amêndoas em uma forma para assar por mais ou menos 12 minutos ( até começar a exalar perfume ), mexendo de tempos em tempos (cuidado para não queimar ).
Transfira para outro recipiente e deixe esfriar.
Coloque  as amêndoas, a farinha, o sal e a canela em uma tigela de processador e bata por aproximadamente 1 minuto.
Em batedeira, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro em velocidade média por aproximadamente 4 minutos.
Adicione o ovo, o extrato de baunilha e o de amêndoas e bata até misturar.
Misture os ingredientes secos e bata em velocidade baixa até misturar.
Deixe a massa, envolta em papel filme por 1 hora na geladeira.
Abra a massa e corte com cortador em formato de ursinho, faça os olhinhos e o nariz, coloque a amêndoa ou castanha na posição mostrada na foto e feche os bracinhos do ursinho, "abraçando" a amêndoa ou castanha.
Asse até que os biscoitinhos fiquem "ligeiramente" dourados na parte inferior.



segunda-feira, 12 de maio de 2014

Festa com alimentos funcionais !



Festa com alimentos orgânicos e funcionais, já é uma tendência.
São "funcionais" quando oferecem benefícios a saúde além do valor nutricional de sua composição química, podendo ter um papel importante na redução do risco de doenças crônicas degenerativas.

Hoje, muitos buffets já oferecem menus diferenciados para quem procura uma alimentação saudável até nas festas.
Nessa festa da Kara'sParty , foram servidos: mousses de morangos orgânicos, amêndoas, tortas capreses ( envoltas em papel kraft ), biscoitos com farinha de arroz e açúcar orgânico, bolinhos de lentilha com creme azedo, mini quiches, bolinhos de carne orgânicos, espetinhos de uvas e de frutas variadas, espetinhos caprese ( mussarela de búfala, tomatinhos e manjericão ), vegetais cortados em "palitos" ( cenoura, pimentão, beterraba, salsão) servidos com patês, sorbets e Sucos de limão fresco.

Adorei as idéias. Vou procurar e testar algumas receitas funcionais, feitas com ingredientes orgânicos e trazer para vocês.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli



























quinta-feira, 8 de maio de 2014

Festa Infantil: Minecraft




Um mundo bem diferente, todo quadriculado, chamado Minecraft, sem dúvida conquistou o mundo dos meninos.
Digo pelos meus filhos (Lucas de 12 anos e Matheus de 10 anos) e seus amigos, que jogam on line esse jogo, com muito entusiasmo.
Essa festa da Karas Party, traz o personagem principal chamado Stevie e seus "inimigos".
Gosto desse tipo de festa que inspira o "do it yourself" (DIY), ou "faça você mesmo", com elementos simples.
Mas acrescentaria, sem dúvida, muitos brigadeiros, em tons de verde, preto e branco ( pistache, chocolate ao leite e chocolate branco ou beijinho).
Uma boa gráfica e um toque de talento seriam suficientes.
Utilizem receitas de brigadeiros, biscoitos de baunilha e cupcakes desse blog.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli