Mostrando postagens com marcador brownie. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador brownie. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bolo com Sorvete Especial




Um simples sorvete colocado em formas de silicone especiais, podem ter um resultado bem bacana e transformar um simples "bolo com sorvete" em algo de arrancar suspiros.
Esse pão-de-ló servido com calda de chocolate e sorvete de morango da Sorveteria Alessa, de Belo Horizonte ( MG ), tem esse diferencial.
Não passaria despercebido, tenho certeza.
Formas de silicone são facilmente encontradas em lojas de produtos de confeitaria, e basta preenchê-las com sorvete e desenformá-las para ter esse resultado encantador.
Há várias combinações bem interessantes como: Bolo branco com calda de chocolate e sorvete de chocolate, Brownie de chocolate com calda de brigadeiro e sorvete de baunilha, Bolo de Pão de mel com calda de canela e sorvete de creme, bolo de fubá com calda de goiabada.... crie sua combinação e arrase.
Abaixo algumas receitas de calda e bolo.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli


Calda de Brigadeiro 

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite 
3 colheres ( sopa ) de chocolate meio amargo em pó ( como o "Chocolate do Padre")

Coloque em uma panela o leite condensado, o creme de leite e o chocolate e leve em fogo alto por aproximadamente 3 minutos.
Retire do fogo e deixe esfriar.
Se quiser uma calda mais consistente, deixe mais tempo no fogo.

Calda de Canela


1/2 xícara ( chá ) de açúcar mascavo
2 colheres ( chá ) de canela em pó
4 colheres ( sopa ) água

Misture tudo e coloque em uma panela.
Leve ao fogo e não mexa mais até obter uma calda não muito grossa.

Calda de Goiabada

200g de goiabada
1 xícara de água

Dissolva a goiabada na água, levando ao fogo baixo.



Bolo Branco ( receita da minha mãe - Beatriz  )

4 ovos
1 pitada de sal
1 1/2 a 2 xícaras ( chá ) de açúcar branco
2 colheres ( sopa ) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara ( chá ) de leite
2 xícaras ( chá ) de farinha de trigo peneirada
1 colher ( sopa ) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata as claras em neve com 1 pitada de sal.
Separe.
Com batedeira, bata as gemas peneiradas, o açúcar e a manteiga em alta velocidade.
Abaixe a velocidade e acrescente aos poucos o leite e a farinha, alternando os dois.
Adicione as claras em neve e o fermento em pó, sem bater, mexendo delicadamente.
Asse em forma untada e enfarinhada com furo no meio, por aproximadamente 30 minutos ou até passar pelo " teste do palito ".



Brownie de Chocolate ( receita do livro: Brownie Fun )

1 1/2 xícara ( chá ) de farinha de trigo


1/2 colher ( chá ) de sal
1 xícara ( chá ) manteiga sem sal
112g de chocolate, picado
2 xícaras ( chá ) açúcar granulado
4 ovos peneirados
1 1/2 colher ( chá ) extrato de baunilha
3/4 xícara ( chá ) gotas de chocolate meio-amargo
3/4 xícaras ( chá ) gotas de chocolate ao leite
3/4 xícaras ( chá ) gotas de chocolate branco

Pré-aqueça o forno a 180ºC
Unte uma forma.
Em um pequeno bowl ou tigela, coloque a farinha e o sal.
Mexa.
Em uma outra tigela ( própria para microondas ) derreta a manteiga e o chocolate picado.
Adicione açúcar, ovos e extrato de baunilha.
Misture.
Adicione a mistura de farinha e mexa até incorporar.
Acrescente os gotas de chocolate.
Coloque na forma preparada.
Asse por 25-30 minutos, até que ao fazer o " teste do palito ", saia quase limpo.

Bolo de Fubá ( receita do culinarista Mauro Rebelo )

3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá ) de leite
1 xícara (chá) de fubá
1 xícara ( chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher ( sopa ) de fermento em pó
100g de queijo Minas em cubos
100g de goiabada em cubos

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, o fubá, a farinha e o açúcar.
Coloque em forma untada e enfarinhada e adicione os pedacinhos de queijo e goiabada por cima.
Asse em forno médio, por 40 minutos ou até passar pelo teste do palito.

Bolo de pão de Mel ( receita : Álvaro Rodrigues )

120g de açúcar mascavo peneirado
120g de açúcar refinado
300g de mel
20g de manteiga sem sal
1 colher ( sobremesa ) de cacau em pó ( 10g )
2  colheres ( sopa ) conhaque ou whisky
120 ml de cerveja branca em temperatura ambiente
120 ml de leite frio
1 colher ( sobremesa ) rasa de canela em pó
1 colher ( café ) de cravo em pó
1 colher ( café ) gengibre em pó
1 colher ( café ) noz-moscada ralada
1 colher ( café ) cardamomo em pó
1 pitada de sal
50 ml de suco de limão espremido e coado na hora
400g de farinha de trigo
1 colher ( sobremesa ) bicarbonato de sódio peneirado

Em uma tigela grande, peneire os 2 açúcares.
Junte o mel, a manteiga, o cacau em pó e bata com fouet ( se não tiver use colher comum ) , até ficar homogêneo.
Junte o conhaque ou whisky, a cerveja, o leite, as especiarias, o sal e misture.
Agregue o limão ( suco ), a farinha, o bicarbonato e continue batendo delicadamente até obter uma massa bem homogênea.
Asse em forma untada e forrada com papel manteiga ( 38x28cm) ou formas individuais, em forno pré-aquecido a 180ºC.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bolos para a Páscoa




Olá meus queridos e queridas
Nada como um belo bolo para decorar sua mesa de Páscoa !!!
Para o de coelho acima, utilizem uma forma já no formato de coelho e decorem com coco ralado e alguns detalhes bem simples.
Os abaixo, são decorados com pasta americana.
Para o de cenoura ( uma graça ) usem a receita de "cupcake de cenoura e especiarias" deste blog, asse em forma de bolo inglês, corte depois de frio, modelando uma cenoura, recheie com brigadeiro branco ( receita no blog) e cubra com pasta americana ( receita no blog ) ou marzipan tingido ( receita no blog ).
Usem suas receitas favoritas para os demais bolos e sua criatividade.
Inspirem-se.

beijos,
Roberta Giovaneli


My Cake School
Willian Sonoma

Estes brownies de chocolate em formato de coelhos, são fofos e fáceis de fazer.

t.meredith.ly
Sigam a receita da revista " Brownie Fun " ( Wilton )

1 1/2 xícara ( chá ) farinha de trigo
3/4 colher ( chá ) fermento em pó
1/4 colher ( chá ) sal
115g chocolate meio amargo, picado
3/4 xícaras ( chá ) manteiga sem sal
1 1/2 xícaras ( chá ) açúcar granulado
3 ovos ( peneirados )
2 colheres ( chá ) essência de baunilha
Chocolate para banhar

Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Unte e enfarinhe uma forma.
Em um recipiente, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Derreta o chocolate, a parte e deixe esfriar.
Em uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar " fofo", adicione os ovos, a baunilha e o chocolate derretido.
Bata bem.
Acrescente a farinha, misturando com uma colher, até ficar bem misturado.
Coloque na forma preparada e asse por 30-35 minutos ou até , ao colocar um palito ele saia " quase " limpo.
Deixe esfriar completamente.
Corte no formato da foto, banhe em chocolate derretido ( branco ou ao leite ) e decore com chocolate derretido rosa, branco e ao leite. 


























sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Brownie de Natal


Amor  aos Pedaços
Olá queridos e queridas !
Esta receita foi adaptada do livro "The Golden Book of Chocolate", por Simone Izumi ( chocolatria.com ) e todas as sugestões de troca de quantidade de ingredientes foram feitas por ela e seguidas por mim.


Ingredientes:
180g de manteiga sem sal ( coloquei 150g )
250g de chocolate meio amargo em pedaços
4 ovos grandes ( coloquei 5 pequenos ) 
250g de açúcar refinado ( coloquei 150g e ficou bem doce )
100g de açúcar mascavo
1/2 colher ( chá ) de sal
1 1/2 colher ( chá ) de baunilha
150g de farinha de trigo
250g de chocolate ao leite picadinho ( coloquei 180g de chocolate meio amargo)
1/2 xícara de avelãs tostadas ( eu prefiro nozes ) picadas grosseiramente



Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Forre uma assadeira tamanho 33x23cm, com papel alumínio ou manteiga, deixando sobrar bordas nas laterais -para facilitar na retirada do bolo da assadeira.
Em uma tigela apropriada para microondas, junte a manteiga e o chocolate e leve por cerca de 3 minutos, na potência média, ou até que estejam derretidos. Misture bem e reserve.
Em uma outra tigela, bata os ovos e os dois açúcares até ficar cremoso – o livro pede por batedeira, mas fiz tudo na mão. Adicione o sal, a mistura do chocolate e a baunilha. Adicione gradualmente a farinha e por último os pedacinhos de chocolate e as avelãs ou nozes.
Despeje a mistura na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 30 minutos, até firmar. O seu interior ainda deverá estar bem pegajoso, molinho…para que quando esfrie, continue cremoso.
Esfrie por completo e só então retire o brownie da assadeira. Se quiser, deixe no freezer por uns 10 minutos depois de frio. Isto facilita na hora da retirada. Sirva em temperatura ambiente.



chocolatria.com

noiva.com

Silvia Carlos

Brownierie Etc Sandayan
Nossa, é de dar água na boca, hein?

Marquesa Doces


Amor aos Pedaços

thesaturdayeveningpot.com

Revista Manequim

La Sucrerie

ericasweettooth.com













Beijos