Mostrando postagens com marcador Bolo de Chocolate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bolo de Chocolate. Mostrar todas as postagens

domingo, 19 de janeiro de 2014

Club Cakes de chocolate, pistache e amoras




Olá minhas queridas e queridos, estou de volta, renovada e cheia de idéias para vocês.
Desejo um ANO NOVO maravilhoso a todos, cheio de realizações, amor no coração, saúde, sucesso e DOCES INSPIRAÇÕES !

Vamos lá, começando o ano com uma idéia muito fofa que achei na Revista Casa e Comida.
Logo que comprei a revista e olhei a capa, achei que se tratasse de pães coloridos, mas na realidade são bolos de chocolate, pistache e amoras, feitos e cortados de maneira que "parecessem sanduíches".
Lindos, charmosos e delicados, criados por Rita Atrib do Buffet Petit Comitê.

Todos os recheios podem ser substituídos por brigadeiros, vejam receitas no final do post. Já deixo aqui um agradecimento especial a Elisabeth Mesquita, que me forneceu a receita de brigadeiro com frutas vermelhas.

Prontos para a primeira " inspiração" do ano ???

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli



Rendimento: 72 Club Cakes ( 24 de cada sabor )

Bolo de Chocolate

100 g de açúcar
3 ovos
150 ml de leite
150 g de farinha de trigo
60 g de chocolate em pó
5 g de fermento em pó

Bolo de Pistache

100 g de açúcar
3 ovos
150 ml de leite
225 g de farinha de trigo
4 gotas de corante alimentício na cor verde-folha
4 gotas de essência de pistache ( opcional )
5 g de fermento em pó

Bolo de Amora

100 g de açúcar
3 ovos
150 ml de leite
225 g de farinha de trigo
4 gotas de corante alimentício vermelho
4 gotas de essência de morango ( opcional )
5 g de fermento em pó

Recheio de Chocolate

500 g de chocolate meio amargo
250 g de creme de leite fresco

Recheio de Pistache

5 gemas
50 g de farinha de trigo
600 ml de leite morno
120 g de açúcar
100 g de pistache picado
4 gotas de corante alimentício verde-folha

Recheio de Amora

400 g de cream cheese
150 g de amoras amassadinhas com um garfo ( pode ser substituído por morangos ou framboesas )
50 g de açúcar

Modo de fazer

Bolo de Chocolate

Na batedeira, em velocidade máxima, bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo.
Diminua a velocidade e acrescente o leite.
Desligue a batedeira e misture os ingredientes secos, delicadamente, até incorporar tudo, uniformemente.

Unte uma assadeira de aproximadamente 30 cm X 40 cm com manteiga sem sal e forre com papel-manteiga de uso culinário.

Despeje a mistura do bolo e leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até passar pelo teste do palito, sem deixar dourar.

Espere esfriar um pouco e desenforme cuidadosamente.
Retire o papel-manteiga delicadamente, para não "machucar" o bolo.

Bolo de Pistache

Proceda da mesma forma que o bolo de chocolate, apenas acrescente o corante e a essência ( se for usar ) juntamente com o leite.

Bolo de Amora

Siga os mesmos procedimentos do bolo de pistache.

Recheio de Chocolate

Pique o chocolate em pedacinhos, coloque em um recipiente e leve para derreter no microondas.
Misture o creme de leite vigorosamente aré obter um creme liso e uniforme.

Recheio de Pistache

Na batedeira, em velocidade máxima, bata os ovos com o açúcar atee obter um creme fofo.
Diminua a velocidade e acrescente o leite e o corante.
Acrescente a farinha e bata mais um pouco.

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para não empelotar, nem grudar no fundo.
Assim que chegar a consistência de um creme grosso, apague o fogo, acrescente o pistache e deixe esfriar.

Recheio de Amoras

Misture bem o cream cheese com o açúcar.
Em seguida, incorpore as amoras

Montagem

Acerte as laterais dos bolos.
Corte cada bolo em 12 quadrados de 10cm X 10cm

Recheie cada 2 fatias com o respectivo recheio, como um sanduíche.
Corte cada "sanduíche" em 4 triângulos.
Se desejar, decore as laterais dos club cakes de pistache, com pistache picadinho e os de chocolate com raspas de chocolate..

Hummmmm !




Outras idéias de recheios: "Brigadeiros"




Brigadeiro Gourmet de Chocolate

1 lata de leite condensado
8 colheres ( sopa ) de raspas de chocolate ao leite ou 4 colheres ( sopa ) de chocolate em pó
1 colher ( sopa ) manteiga extra sem sal
1/2 caixinha de creme de leite

Raspas de chocolate ao leite para confeitar.

Leve ao fogo baixo em uma panela, o leite condensado, o chocolate, o creme de leite e a manteiga, mexendo até atingir ponto de brigadeiro.



Brigadeiro Gourmet de Pistache ( receita de Juliana Motter da Maria Brigadeiro)

1 lata de leite condensado
50 g de chocolate branco em raspas
100 g  de pistache sem sal, descascado  e passado no processador
1 colher ( sopa ) de manteiga extra sem sal

Em uma panela,  coloque o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo baixo por 5 minutos.
Acrescente as raspas de chocolate e mexa bem, até derreter o chocolate.
Coloque o pistache e volte ao fogo até desgrudar do fundo da panela, atingindo ponto de brigadeiro.


Brigadeiro Gourmet de Amora ( receita de Elisabeth Mesquita )

1 lata de leite condensado
1/2 colher ( sopa ) de farinha de trigo
1/2 colher ( sobremesa ) de glucose
1/2 colher ( sobremesa ) de manteiga sem sal
1/2 caixinha de creme de leite
150g de amoras amassadas
50g de açúcar

Misturar o leite condensado, a farinha de trigo, a glucose, a manteiga e o creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até soltar do fundo da panela e atingir ponto de brigadeiro.
Separadamente, leve a amora e o açúcar ao fogo baixo e mexa até virar uma geléia.
Misture ao brigadeiro, levando ao fogo por mais alguns minutos.



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bolo com decoração fácil




Olá queridas e queridos
Ví esse passo-a-passo de decoração de bolo no Blog da Tuty e resolvi trazer para vocês. 
O efeito é bem bacana!
Sei até que a decoração não é bem uma "novidade", mas recebi pedidos para um passo-a-passo.
Comecem com uma boa receita de bolo de chocolate ( boas idéias nesse blog, procurem em marcadores ), recheiem com brigadeiro e utilizem chocolate "Kit Kat" para colocar em volta do bolo e M&M's por cima.
Um belo laço preso com "cola quente" em uma fita e pronto.
Caprichem.

Beijos,
Roberta Giovaneli




























terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bolos de Chocolate para adultos !




Bolos de Chocolate para adultos ???
É isso mesmo, pois esses levam licores e conhaque.
O primeiro, da "Food and Cook", leva Licor Contreau na massa e na cobertura, o que confere um toque especial e um sabor diferenciado.
O segundo, da "Daily Delicious" , tem cobertura de licor Bailleys e é um bolo denso, que não cresce muito ao assar, mas graças a farinha de amêndoas e a manteiga, ele fica bem fofo. 
Vale fazer a cobertura em dobro e deixar em um recipiente próprio, aquecido e acrescentar sobre as fatias, ao servir ( como na foto ).
O terceiro bolo, também da "Daily Delicious", com pedacinhos de chocolate e uma mistura especial de ganache e conhaque, tem um aroma sem igual, principalmente por colocarmos o conhaque sobre o bolo bem quente.
Difícil escolher ?
Eu tenho um preferido, depois vocês me dizem qual é o de vocês.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli





Bolo de chocolate com Licor Cointreau

400 g de farinha de trigo
1/2 colher ( chá ) de sal
80 g de cacau em pó 
1 1/2 colher ( chá ) de bicarbonato de sódio
360 ml de água fervente
225 g de manteiga amolecida
80 ml de óleo de girassol
425 g de açúcar
100 g de açúcar mascavo
4 ovos
1 colher ( chá ) de essência de baunilha
30 ml de Cointreau

Para a calda:

150 g de chocolate de cobertura
100 g de creme
50 g de manteiga
10 ml de Cointreau


Pré aqueça o forno  a 175 ° C. 
Prepare uma forma, untando com manteiga e enfarinhando.
Reserve.

Em uma tigela peneire a farinha com o sal e reserve. 
Coloque o cacau em pó e bicarbonato de sódio em uma tigela e adicione água fervente, misturando bem.

Em uma tigela de batedeira, coloque a manteiga amolecida com óleo de girassol, bata até misturar bem e adicione os dois tipos de açúcar, em seguida, bata até obter uma massa fofa e tem esbranquiçada .

Adicione os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Coloque a baunilha e o cointreau , misturando bem.

Incorpore as misturas de farinha e de cacau alternadamente para concluir e obter uma massa lisa .

Coloque a mistura na forma preparada a asse por 50 a 55 minutos ou até que passe pelo teste do palito. 
Se for usar moldes pequenos como os das fotos, o tempo de cozimento será de aproximadamente 35 minutos.

Após esse tempo , tire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos na forma. 
Desenforme e deixe esfriar completamente sobre grelha.

Enquanto esfria prepare a calda , colocando em uma panela todos os ingredientes em temperatura ambiente e derreter até que todos os ingredientes estejam integrados.

Coloque a calda sobre o bolo e deixe esfriar.






Bolo de Chocolate com Licor Baileys

150g de manteiga
120g de açúcar mascavo
180g de creme azedo *
2 ovos
1 colher ( sopa ) de extrato de baunilha
60g de farinha de amêndoas 
150g de farinha de trigo
1/2 colher ( chá ) de fermento em pó
1/4 colher ( chá ) de bicarbonato de sódio
50g de cacau em pó

* creme azedo ( ou sour cream ) - creme parecido com iogurte natural por ser azedo, feito a partir do creme de leite fresco deixado para azedar.
Como fazer: Misturar 180g de creme de leite fresco e gelado com 1 colher (sopa) de limão. Deixar 30 minutos descansando em local quente. Depois, deixar na geladeira até usar.  

Glacê de Licor Baileys de Chocolate


20g de cacau em pó

110g de açúcar de confeiteiro
90 ml de Licor Baileys de chocolate
120 ml de água
1/4 colher ( chá ) de farinha de trigo


Pré-aqueça o forno a 160ºC
Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o cacau e reserve.
Prepare uma forma com capacidade para 8 xícaras de massa, passando manteiga e enfarinhando.

Coloque a manteiga e o açúcar em uma tigela de batedeira e bata por 10 a 12 minutos, até ficar bem fofo e esbranquiçado.
Acrescente a essência de baunilha, os ovos e o creme azedo e misture tudo.
Acrescente a mistura de farinha e a farinha de amêndoas e bata somente até incorporar tudo.

Coloque na forma preparada e asse por aproximadamente 35 minutos ou até passar pelo "teste do palito".
Deixe esfriar por 10 minutos e desenforme.

Para o glacê de Baileys:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e aqueça em fogo médio.
Mexa até dissolver o açúcar e ferver, mexendo sem parar, até engrossar.
Tire do fogo e cubra o bolo.






Bolo com chocolate e Conhaque

2 claras
80g de açúcar
80g de manteiga
40g de açúcar de confeiteiro
2 gemas
15 ml de Conhaque
50g de farinha de amêndoa
50g de farinha de trigo 
1/2 colher ( chá ) de fermento em pó
40g de chocolate em gotas
50 ml de conhaque ( para colocar por cima do bolo )

Ganache:
90 g de chocolate amargo ( 50% de cacau ou mais ) ou meio amargo, picado
90 g de creme de leite


Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre uma forma com papel manteiga.

Peneire juntos a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e o fermento em pó e 
reserve.

Bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada.
Acrescente as gemas e os 15 ml de conhaque, batendo até misturar bem.

Bata as claras com os 80g de açúcar até formar "picos" firmes.
Divida o "merengue" em 3 partes.
Coloque 1/3 do merengue na mistura de manteiga e acrescente metade da farinha de trigo e mexa.
Acrescente mais 1/3 do merengue a mistura anterior mais o resto da farinha e as gotas de chocolate e mexa levemente.
Agregue o resto do merengue.
Coloque na forma preparada e alise a superfície.

Asse por 15 minutos, reduza a temperatura para 160ºC e asse por mais 10-15 minutos ou até passar pelo " teste do palito".
Retire do forno e espalhe os 50 ml de conhaque sobre o bolo.
Deixe o bolo esfriar completamente.

Para o ganache:

Esquente levemente o creme de leite e misture ao chocolate bem picado. 
Mexa até derreter bem o chocolate e incorporar ao creme de leite.
Cubra o bolo com o ganache e refrigere por 1 hora para firmar bem. 





quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bolo com cobertura rendada




Adorei essa idéia do blog "Canal do Sabor", pela facilidade, beleza e resultado que essa cobertura " rendada" confere a um bolo simples.
Deixa um ar de "bolo de confeitaria", não acham?
A idéia é fazer um bolo comum, com sua melhor receita ou seguir a receita abaixo ( retirada e adaptada do mesmo blog, que aliás, tem ótimas receitas).
Depois de pronto, recheado e coberto é só "encaixar" a cobertura de chocolate rendada, que deve ser feita na própria forma que assou o bolo, na parte de fora, como mostra o passo a passo abaixo.
Boa sugestão para a Páscoa!

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli 





















Bolo de Chocolate ( tipo pão de ló )

1 xícara ( chá ) de açúcar
1/2 xícara ( chá ) de chocolate em pó
1 1/2 xícara ( chá ) de farinha de trigo
3 gemas peneiradas + 3 claras em neve
125ml de água
1/2 colher ( sopa ) de fermento em pó

Bata as gemas com a água até aumentar bem o volume.
Acrescente o açúcar, o chocolate, a farinha de trigo e mexa bem.
Coloque o fermento em pó e finalize a massa misturando levemente as claras em neve bem firmes.
Coloque em forma de 22cm, untada e enfarinhada e leve para assar.
Após assada e fria, corte a massa em 3 discos e recheie.

Recheio 1 :

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 colher ( sopa ) de farinha de trigo
2 colheres ( sopa ) de chocolate em pó
200g de chocolate ao leite ou meio amargo picado

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a soltar do fundo da panela.
Acrescente o chocolate picado e mexa até dissolver.

Recheio 2 :

200g de chocolate branco picado
100g de coco ralado
1 lata de leite condensado
100g de creme de leite
200g de chantilly

Junte o leite condensado, o coco ralado e o creme de leite e leve ao fogo baixo até engrossar e soltar do fundo da panela.
Tire do fogo e acrescente o chocolate branco, mexendo bem até derreter.
Deixe esfriar.
Após completamente frio, junte o chantilly e misture delicadamente.

Para rechear, basta colocar uma camada de cada recheio, sobrepostos, entre as fatias de bolo.
Aplique a sobra de recheio sobre o bolo e polvilhe raspas de chocolate ou outra cobertura de sua preferência.

Cobertura Rendada:

250g de chocolate ao leite puro
250g de chocolate meio amargo

Derreta e tempere os chocolates ( ou se preferir use uma boa marca de chocolate fracionado, que não precisa ser temperado ).
Coloque dentro de um saquinho plástico e corte a pontinha.
Faça "arabescos" sobre a mesma forma que você assou o bolo, devidamente forrada com papel alumínio ( como mostram as fotos ).
Deixe secar e desenforme.
Cubra o bolo pronto.






quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Festa simples




Olá queridas e queridos
Algumas seguidoras tem me pedido festas mais simples, mais baratas e mais fáceis de fazer.
Vou dizer que gosto de todo tipo de festa, mas aquelas feitas em casa, bem íntimas eu adoooro !
Menor número de pessoas, detalhes mais caprichadas, todos bem a vontade... perfeito.
Esta festa da Catch my Party, traduz exatamente isso.
E que festa charmosa !!!
Utilizem receitas de biscoito de baunilha, glacê real, cupcake de baunilha e bolo de chocolate, procurando em marcadores, nesse blog.

Beijos,
Roberta Giovaneli



















quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bolo de Chocolate e Champagne




Um simples e elegante bolo de chocolate..
Um Champagne Moet & Chandon... 
Morangos... 
Croissants... 
Cristais... 
Alstroemérias vermelhas....  
Uma composição perfeitamente chique.
Comemoração íntima, agradável e convidativa.
Elegante...para vocês !!!
Receita e fotos retiradas do blog da Lê Diniz, que eu adoro e leio sempre !

Beijos,
Roberta Giovaneli









Bolo de Chocolate da "Dida"

1 xícara ( chá ) de leite integral
1 xícara ( chá ) de óleo
2 ovos inteiros peneirados
2 xícaras ( chá ) de farinha de trigo peneirada
1 xícara ( chá ) de Nescau
1 xícara ( chá ) de açúcar
1 colher ( sopa ) de pó Royal peneirado

Bater no liquidificador o leite, o óleo e os ovos.
Reservar.
Numa tigela, colocar a farinha de trigo, o Nescau e o açúcar.
Misturar e acrescentar aos poucos aos ingredientes batidos no liquidificador.
Por último, o pó Royal.
Mexer delicadamente.
Untar e enfarinhar uma forma e colocar para assar em forno pré-aquecido (180ºC) por 25 a 30 minutos ou até passar pelo teste do palito.

Calda de Chocolate

1 copo de leite integral
7 colheres ( sopa ) de Nescau
3 colheres ( sopa ) de açúcar
1/2 caixinha de creme de leite

Colocar em uma panela o leite, o Nescau e o açúcar, deixar ferver bem até reduzir e engrossar.
Acrescentar o creme de leite, misturar bem e desligar o fogo.
Furar o bolo todo com um garfo e despejar a calda ainda quente.

Obs: Fica muito gostoso e bonito se for servido com morangos.

Rendimento: 8 a 10 fatias