sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Festa simples II






Olá queridas e queridos
Mais uma festa " simples" para vocês !
Acho que com algumas adaptações, ela pode ficar bem perfeita para o nosso "gosto brasileiro".
Notem que apesar dos docinhos não terem enfeites como glacê e pasta americana, eles não perderam o charme.
Boas idéias para quem não tem muita habilidade em "confeitar" , mas quer se arriscar a fazer a festa toda.
Adoro essas iniciativas, sucesso para quem as tiver !

Beijos,
Roberta Giovaneli



Brownie de Chocolate
( adaptada da receita de Taissa Calixto )

226g de farinha de trigo
340g de chocolate meio amargo
210g de manteiga sem sal
400g de açúcar refinado
40g de cacau em pó
4 ovos peneirados
20ml de essência de baunilha
2g de fermento em pó
3g de sal
150g de nozes picadas ( opcional )
Papel manteiga

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma ou use papel-manteiga.
Derreta o chocolate e acrescente o cacau em pó e a manteiga em banho-maria ou microondas.
Na batedeira, misture os ovos, a essência de baunilha e o açúcar, até formar um creme branco.
Acrescente a mistura de chocolate e bata até incorporar.
Peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento e incorpore a mistura da batedeira.
Adicione as nozes se for usá-las.
Asse por aproximadamente 20 minutos ( vire a forma no meio tempo ).
Depois de pronto, deixe esfriar um pouco e coloque na geladeira para depois de frio, cortar.





Cupcake de Caramelo
( receita adaptada do livro: Martha Stewart's Cupcakes )

3 xícaras ( chá ) de farinha de trigo peneirada
2 colheres  ( chá ) de fermento em pó
1/2 colher ( chá ) de sal
1 xícara ( chá ) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 1/4 xícaras ( chá ) de açúcar mascavo ( o que dá o "gostinho" de caramelo)
4 ovos grandes em temperatura ambiente
3/4 xícara de Buttermilk*


Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte formas próprias para cupcake e enfarinhe (não coloque em formas de papel).
Em uma tigela, misture a farinha peneirada, o fermento e o sal.
Bata, em batedeira, a manteiga e o açúcar mascavo até esbranquiçar e ficar uma mistura "fofa".
Adicione os ovos peneirados, um de cada vez, mexendo a cada adição.
Adicione a farinha aos poucos intercalando com o buttermilk e bata até misturar bem.
Encha cada cavidade com 3/4 de massa e asse por aproximadamente 25 minutos.
Deixe esfriar 10 minutos antes de desenformar.
Obs: Os cupcakes podem ser armazenados por 3 dias em temperatura ambiente e em recipiente hermeticamente fechado ou congelado por 2 meses.


*Buttermilk : Misture ao leite, 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco. Deixe descansar por 15 minutos. Mexa e está pronto para usar . Ele dá "leveza" a massa .




Brigadeiros diversos para "cobrir" os Cupcakes de Caramelo ao servir


Brigadeiro de Limoncello ( receita da Dolce Fávola )

1 lata de leite condensado
200g de creme de leite
50 ml de licor Limoncello
Raspas de 1 limão siciliano
1 colher ( sopa ) de manteiga
200g de chocolate branco bem picado

Coloque todos os ingredientes na panela ( menos o chocolate e o licor ) e leve ao fogo médio, mexendo sempre até o ponto de brigadeiro mole.
Desligue o fogo, acrescente o licor e o chocolate e mexa bem.



Brigadeiro de Especiarias

3 gemas
1 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
50g de manteiga sem sal amolecida
1 colher ( chá ) de gengibre em pó
1/4 colher ( chá ) de cravo em pó
2 colheres ( chá ) de canela em pó

Bata ligeiramente as gemas e junte em uma panela com o leite condensado e o creme de leite.
Misture bem.
Acrescente o restante dos ingredientes e incorpore-os ao creme obtido.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter o ponto de brigadeiro mole.


Brigadeiro Gourmet de Chocolate

1 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
1 colher ( sopa ) de manteiga sem sal
8 colheres ( sopa ) de raspas de chocolate meio amargo ou ao leite


Junte todos os ingredientes em uma panela e mexa sem parar em fogo baixo, até atingir ponto de brigadeiro mole.


Brigadeiro de Amêndoas

1 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
100g farinha de amêndoas
1 colher ( sopa ) manteiga sem sal

Junte todos os ingredientes em uma panela e mexa sem parar em fogo baixo, até atingir ponto de brigadeiro mole.







Pavê de brigadeiro branco e preto
( receita retirada e adaptada do blog  Criative-se )


2 latas de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher ( sopa ) de chocolate em pó
2 colheres ( sopa ) de manteiga sem sal
1 pacote de biscoito Maizena


Faça um brigadeiro branco levando ao fogo em uma panela, 1 lata de leite condensado, 1/2 caixinha de creme de leite e 1 colher de sopa de manteiga.
Mexa, em fogo baixo até atingir ponto de brigadeiro mole.

Faça o brigadeiro de chocolate levando ao fogo em uma panela, 1 lata de leite condensado, 1/2 caixinha de creme de leite, 1 colher de sopa de chocolate em pó e 1 colher de sopa de manteiga.
Mexa, em fogo baixo até atingir ponto de brigadeiro mole

Bata as bolachas no liquidificador até ficar uma farofa fina.

Coloque no potinho 1 camada de brigadeiro branco, 1 camada de farofa de biscoito e 1 camada de brigadeiro de chocolate, intercalando cada camada e finalizando com brigadeiro de chocolate.






Arroz Doce

600ml de água
Casca de 1/2 laranja
Casca de 1/2 limão
2 canelas em pau
125g de arroz branco ( eu uso arroz para risoto )
480ml de leite
400g açúcar refinado
Leite condensado a gosto ( opcional )
Açúcar e canela

Lave bem o arroz e escorra-o ( se for usar arroz para risoto, não precisa lavar).
Em uma panela média, aqueça a água, as cascas de laranja e de limão e a canela em pau. Assim que a mistura ferver, conte um minuto, adicione o arroz e cozinhe-o com a panela entreaberta por aproximadamente 15 minutos, ou até os grãos ficarem macios.

Abaixe o fogo, acrescente o leite e o açúcar e prossiga o cozimento por mais 15 minutos, até que encorpem bem e fique uma calda grossa.

Acrescente o leite condensado se for usar ( eu uso e garanto que esse é o diferencial, 3 a 4 colheres de sopa ).

Deixe esfriar por 20 minutos na panela.

Coloque em potinhos, polvilhando com canela em pó e enfeitando com canela em pau.









quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Festa simples




Olá queridas e queridos
Algumas seguidoras tem me pedido festas mais simples, mais baratas e mais fáceis de fazer.
Vou dizer que gosto de todo tipo de festa, mas aquelas feitas em casa, bem íntimas eu adoooro !
Menor número de pessoas, detalhes mais caprichadas, todos bem a vontade... perfeito.
Esta festa da Catch my Party, traduz exatamente isso.
E que festa charmosa !!!
Utilizem receitas de biscoito de baunilha, glacê real, cupcake de baunilha e bolo de chocolate, procurando em marcadores, nesse blog.

Beijos,
Roberta Giovaneli



















quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Biscoitos Decorados




Biscoitinhos decorados com florzinhas de lavanda.
Um encanto, não acham?
São feitos com amêndoas e muito tradicionais na Grécia, Rússia e México, oferecidos em casamentos.
Normalmente, apenas envoltos em açúcar de confeiteiro, mas aqui, com o passo-a-passo a seguir e as receitinhas de massa de amêndoas e glacê, com certeza vão ficar bem mais charmosos, como esses da " Amber Spiegel ".
Espero que gostem.

Beijos,
Roberta Giovaneli











Biscoitos de Amêndoas

1 xícara ( chá ) de amêndoas sem casca
2 xícaras ( chá ) + 2 colheres ( sopa ) de farinha de trigo peneirada
1/4 colher ( chá ) de sal
1/2 colher ( chá ) de canela em pó
1 xícara ( chá ) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara ( chá ) de açúcar de confeiteiro
1 colher ( chá ) de extrato de baunilha
1/4 colher ( chá ) de extrato de amêndoas
1 ovo peneirado

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque as amêndoas em uma forma para assar por mais ou menos 12 minutos ( até começar a exalar perfume ), mexendo de tempos em tempos (cuidado para não queimar ).
Transfira para outro recipiente e deixe esfriar.
Coloque  as amêndoas, a farinha, o sal e a canela em uma tigela de processador e bata por aproximadamente 1 minuto.
Em batedeira, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro em velocidade média por aproximadamente 4 minutos.
Adicione o ovo, o extrato de baunilha e o de amêndoas e bata até misturar.
Misture os ingredientes secos e bata em velocidade baixa até misturar.
Deixe a massa, envolta em papel filme por 1 hora na geladeira.
Abra a massa e corte em retângulos como nas fotos.
Asse até que os biscoitinhos fiquem "ligeiramente" dourados na parte inferior.

Glacê Real


  • 500g de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres ( sopa ) de pó de merengue ( encontrado em lojas de confeitaria )
  • 8 colheres ( sopa ) de água em temperatura ambiente
  • Anilina comestível nas cores: lilás e verde

  • Coloque todos os ingredientes na batedeira ( menos as anilinas ) e bata por 10 minutos em velocidade média.
  • Separe 2 pequenas partes para tingir com as anilinas: verde e lilás e bata cada uma delas separadamente até atingir a consistência para decorar.
  • Depois de prontos, mantenha as bacias cobertas para não ressecarem.
Decoração

Coloque uma camada de glacê real branco em cada biscoito com a ajuda de um bico de confeitar.
( Note que a camada fica grossa, se isso não acontecer é porque seu glacê branco precisa ser engrossado com mais açúcar de confeiteiro e batido mais um pouco ).
Deixe secar.
Proceda como no passo-a-passo abaixo, usando as anilinas tingidas.
Primeiro a verde, deixe secar. 
Por último os detalhes em lilás.






quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bolo de Chocolate e Champagne




Um simples e elegante bolo de chocolate..
Um Champagne Moet & Chandon... 
Morangos... 
Croissants... 
Cristais... 
Alstroemérias vermelhas....  
Uma composição perfeitamente chique.
Comemoração íntima, agradável e convidativa.
Elegante...para vocês !!!
Receita e fotos retiradas do blog da Lê Diniz, que eu adoro e leio sempre !

Beijos,
Roberta Giovaneli









Bolo de Chocolate da "Dida"

1 xícara ( chá ) de leite integral
1 xícara ( chá ) de óleo
2 ovos inteiros peneirados
2 xícaras ( chá ) de farinha de trigo peneirada
1 xícara ( chá ) de Nescau
1 xícara ( chá ) de açúcar
1 colher ( sopa ) de pó Royal peneirado

Bater no liquidificador o leite, o óleo e os ovos.
Reservar.
Numa tigela, colocar a farinha de trigo, o Nescau e o açúcar.
Misturar e acrescentar aos poucos aos ingredientes batidos no liquidificador.
Por último, o pó Royal.
Mexer delicadamente.
Untar e enfarinhar uma forma e colocar para assar em forno pré-aquecido (180ºC) por 25 a 30 minutos ou até passar pelo teste do palito.

Calda de Chocolate

1 copo de leite integral
7 colheres ( sopa ) de Nescau
3 colheres ( sopa ) de açúcar
1/2 caixinha de creme de leite

Colocar em uma panela o leite, o Nescau e o açúcar, deixar ferver bem até reduzir e engrossar.
Acrescentar o creme de leite, misturar bem e desligar o fogo.
Furar o bolo todo com um garfo e despejar a calda ainda quente.

Obs: Fica muito gostoso e bonito se for servido com morangos.

Rendimento: 8 a 10 fatias




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Burlesque




Estava assistindo ao filme " Burlesque " com Christina Aguilera e Cher, quando ví essa festa.
Coincidência ou não, essa festa da Catch my party me chamou a atenção.
Chique, exótica, com uma combinação de cores intrigante.
Festa para adulto?
Festa Teen?
Acho que serve para as duas propostas.
Original.
A trilha sonora do filme, tocando durante a festa...
A sua foto como a do outdoor do filme ( veja no final do post ) pode servir de modelo de convite... decoração...
Uma roupa bacana ...
Muito inspirador !

Beijos,
Roberta Giovaneli