sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Doces árvores de Natal

mad baker



Olá queridos e queridas
Mais um post de Natal , com ótimas idéias para vocês !
Olhem que graça estas árvores de Natal feitas com biscoitos em formato de estrelas ou redondos em tamanhos diferentes !!!
Para fazê-las, usem a receita de biscoito de gengibre do post anterior,  e colem um biscoito no outro com glacê real ( tem receita no blog ), alternando os formatos.
Fica uma graça para decorar a mesa, ou, se a árvore for pequena pode-se colocar sobre cada prato na mesa de Natal, para dar aos convidados/familiares, como um "mimo".
Outra idéia é fazer árvore de macarons, enfeitar cupcakes como pequenas árvores , fazer biscoitos de baunilha ( receita no blog ) cortados em formato de árvores, árvores de bala, docinhos...
Tudo muito fofo!
Inspirem-se !




Martha Stewart



Simply Cake

Toq Divino

sweet and saucy

Bakerella


Baking for goats


auntyyochana.blogspot.com




Butter Avenue

The Complete Cupcake


cupcakeglasgow.com
gracessweetlife.com


Sweet Brazil


Cup Break

Amy Atlas

Amy Atlas


Dreams Time

Idéias Docinhas

Hora do Cupcake



M de Mulher

Delícias Cupcake


Cravo e Canela Doces






beijos

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Gingerbread ( biscoito de gengibre )







Vou começar hoje com posts dedicados ao Natal !
Com certeza a comemoração mais linda do ano !
Apesar de estarmos ainda no começo de Novembro, já vejo enfeites e produtos de Natal começando a ser vendidos !
Época de revistas irresistíveis nas bancas.






Época de começar a planejar as Festas de Fim de Ano !!!
E ... por isso, inicio estes posts natalinos com a receita mais tradicional da minha família: Gingerbread !
Há muito tempo, faço esta receita de biscoito de gengibre com especiarias ,  já testei várias receitas diferentes e sinceramente gostei da maioria, mas esta, continua sendo a minha preferida !!!
O cheiro do biscoito assando ... hummm ... quando fizer seus biscoitos, vai entender !
Não pode haver Natal sem eles.
Meus filhos adoram me ajudar  e isso acaba sendo um divertimento em família. Eles fazem para as pessoas mais queridas e se dedicam com empenho , aprendendo a dar valor as coisas simples da vida !!!!


Vamos a receita:

3/4 xícara ( chá) de manteiga sem sal ( 150g ) em temperatura ambiente
3/4 xícara ( chá ) de açúcar mascavo peneirado
1 colher ( chá ) gengibre fresco ralado   ( se gostar mais forte, pode colocar 2 colheres de chá )
1 colher ( chá ) de pimenta em pó ( opcional )
1/4 colher ( chá ) de sal
4 colheres ( chá ) de canela
1 colher ( chá ) noz moscada
1 colher ( café ) cravo em pó
1 ovo inteiro peneirado
1/3 xícara ( chá ) melaço
3 xícara ( chá ) farinha  de trigo peneirada
1 colher ( chá ) baunilha ( opcional )
1 punhado de nozes bem trituradas ( opcional )

Pré- aqueça o forno a 180ºC
Bater a manteiga na batedeira por 30 segundos.
Acrescente o açúcar mascavo, o gengibre, o sal, a canela, a noz- moscada e o cravo  (baunilha e pimenta se for usar ), batendo até incorporar.
Separadamente, bata o ovo e o melaço.
Misture tudo.( acrescente as nozes se for usar )
Acrescente a farinha aos poucos e vá incorporando com as mãos.
A massa não deve ficar grudenta, se necessário acrescente um pouquinho mais de farinha peneirada.
Separe a massa em duas partes, envolva em insulfilm e deixe na geladeira por 2 horas.
Estenda a massa e corte.
Não precisa untar a forma
Asse por + ou - 10 minutos
Até ficar " levemente " dourado em baixo
Preste atenção, quando começar a sentir o cheiro maravilhoso do biscoito  já estará quase pronto e a partir daí pode queimar fácil.
Este biscoito pode ser feito com antecedência e armazenado em tapeware por 1 semana ou congelado por 2 meses.

simply cake



Hyena Cart

gingerbreadchristmas.com

Martha Stewart

stitch fun

 baked goods




Martha Stewart

Martha Stewart


thelifeisbeeautiful.blogspot.com

theknot.com.au








Rachael Ray














Dedico este post a outra "Gingerbreadmaníaca" como eu, minha comadre Tina Menon, e aos meus melhores " experimentadores " de biscoito : minha mãe , meu pai e meus filhos Lucas e Matheus, sem eles nenhuma fornada de biscoito seria igual !

beijos