segunda-feira, 7 de abril de 2014

Aperitivo para a Páscoa: Patê de "cenoura"



Pensando em algo diferente para servir de aperitivo no almoço de Páscoa, encontrei essas "cenouras" feitas de uma mistura de queijo cheddar e cream cheese para serem servidas com bolachinhas ou mini torradas.
Idéia e fotos da "She wears many hats".
Ao testar essa receita, meus "provadores oficiais" foram meus filhos Lucas e Matheus, que adoraram, principalmente por ser feito com seus 2 queijos preferidos. 
Já combinamos, esse ano o "aperitivo" ficará por conta deles, rsrs.
O que acham de colocar suas crianças na cozinha também?
Elas vão adorar !!!

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli



Vocês vão precisar de:

85g de cream cheese
190g de queijo cheddar ralado
1/4 colher ( chá ) de páprica
1/8 colher ( chá ) de cebola em pó
1/8 colher ( chá ) de sal 
1/8 colher ( chá ) de alho em pó
Ramos de salsa fresca para decorar


Misture todos os ingredientes com um garfo e depois use as mãos para agregar melhor.
Corte a massa em 5 partes.


Modele as " cenouras" com as mãos.



Uma uma faca, faça os detalhes da cenoura.



Coloque-as sobre o prato que irá servir.
Cubra e deixe na geladeira.


Na hora de servir, tire da geladeira e decore com os ramos de salsinha fresca.


Sirva com bolachinhas ou torradas.



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bolo de Páscoa




O que acham desse bolo súper fofo para a Páscoa?
Uma receita americana bem diferentes dos nossos bolos de cenoura, feito com especiarias, nozes, cenoura ralada e coberto com creme de cream cheese. 
A decoração é um charme, as cenouras são feitas com pasta americana que apesar de comestíveis, servem mais para enfeitar, pois são muito doces.
Inspirem-se com essa idéia da "Make me my cake".

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli





Bolo de Cenoura americano
600g de açúcar ( 3 xícaras de chá )
340g de farinha de trigo ( 2 xícaras de chá + 3/4 de xícara de chá )
5 ovos peneirados
475 ml de óleo ( 2 xícaras de chá )
10g de canela ( 1 colher de sobremesa )
1 pitada de noz moscada
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de gengibre
5g de fermento em pó ( 2 colheres de chá )
1 pitada de sal
400g de cenoura bem ralada ( 10 unidades pequenas )
170g de nozes picadas ( 2 xícaras de chá bem cheias )
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Peneire a farinha, a canela, as especiarias, o fermento e o sal em uma tigela e reserve.
Em outra tigela, misture os ovos e o açúcar e bata por 5 minutos em velocidade média.
Adicione o óleo e bata novamente.
Coloque as cenouras com as nozes e a mistura de farinha, mexendo delicadamente.
Prepare uma forma no formato da foto, untando e enfarinhando.
Asse por aproximadamente 35 a 50 minutos, ou até passar pelo "teste do palito".
Deixe o bolo esfriar por 15 minutos antes de desenformar.


Cobertura e recheio de cream cheese

340g de cream cheese amolecida
1 xícara (chá) de manteiga sem sal amolecida
4 xícaras ( chá ) de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher ( chá ) de essência de baunilha
Gotas de anilina comestível laranja
Em uma tigela, bata o cream cheese em velocidade média.
Adicione a manteiga e bata novamente por 2 a 3 minutos.
Acrescente o açúcar de confeiteiro, colocando aos poucos. A cada 1/2 xícara de chá bata bem e vá acrescentando mais.
Coloque a baunilha e a anilina e mexa.
Recheie em camadas e cubra o bolo.


Enfeite de Cenouras
Para fazer as cenouras, pode-se usar pasta americana comprada pronta na cor laranja ou, se não encontrar, pode-se tingir uma pasta branca com anilina comestível em gel.
Modele e faça pequenos vincos nas "cenouras" para parecerem de verdade.




Com anilina comestível em pó na cor marrom e laranja, pinte o interior dos vincos, dando um efeito sombreado.





Faça o mesmo procedimento com cenouras menores para serem colocadas na parte superior do bolo.
Espete palitinhos de madeira nas cenouras para prendê-las as folhas.





Faça as "folhas" com pasta americana tingida de verde ou comprada nessa cor.
Corte com cortador de biscoito no formato de folha e faça os detalhes com uma espátula.
Coloque "palitinhos" em baixo nas folhas para criar "ondulações" , como mostra as fotos abaixo e deixe endurecer.




Monte o bolo como na foto abaixo, colocando primeiro as cenouras que "grudam" na própria cobertura de cream cheese e espetando as folhas.







quinta-feira, 27 de março de 2014

Páscoa




Começando os posts de Páscoa, uma época maravilhosa para decorar a casa e fazer comidinhas  e presentinhos fofos.
O post de hoje, traz "canudinhos salgados recheados", para serem servidos de entrada no almoço de Páscoa, sugestão da "Hungry Happenings".
Fáceis de fazer e com certeza de efeito muito delicado.
Utilizem uma massa folhada comprada pronta, cones de metal próprios para fazer canudinhos ( encontrados em lojas de produtos para confeitaria ) , sigam o passo-a-passo abaixo e para rechear, uma salada de ovos .
Inspirem-se !

Beijos,
Roberta Giovaneli








Abra a massa e corte em tirinhas.
Enrole cada tirinha como mostram as fotos acima e vá enrolando nos cones de metal, próprios para canudinhos como mostram as fotos abaixo.




Passe, com um pincel, um pouco de corante alimentício laranja nos canudos ou a mistura de 30 gotas de corante amarelo com 1 ou 2 de corante vermelho. 




Asse por 6 a 8 minutos virando na metade do tempo.





Depois de frios, retire o cone de metal de dentro dos canudos.
Na hora de servir, recheie os canudinhos e decore com folhas de alface ou ramos de salsinha.

Sugestão de recheio:


Salada de batata e ovos

500g de batata
6 ovos
1 xícara de maionese light
1/2 cebola picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto

Pique as batatas, coloque em uma panela, cubra com água com uma pitada de sal e cozinhe até ficarem macias, mas ainda bem firmes.
Cozinhe os ovos por aproximadamente 10 minutos .
Pique e misture com os outros ingredientes.
Deixe na geladeira por no mínimo 2 horas antes de rechear os canudinhos.









quarta-feira, 5 de março de 2014

Novidade: Chá de Revelação ( Gender Reveal Party )




Muito popular nos Estados Unidos, esse tipo de festa tem conquistado cada vez mais os brasileiros.
É um evento mais íntimo, apenas para família, amigos mais próximos e padrinhos, com a intenção de revelar apenas durante a festa, o sexo do bebê.
Antes da festa, a madrinha, a organizadora da festa ou uma amiga íntima, vai com os pais ao médico, no dia da ultrassonografia e somente essa pessoa fica sabendo o sexo do bebê e se encarregará dos detalhes da revelação.

Normalmente a revelação é feita ao cortar o bolo. A cor do recheio revela se o bebê é menina (recheio rosa) ou menino (recheio azul).





Ou ao abrir uma grande "caixa secreta",  a cor dos balões que saírem  revelam o sexo do bebê.




Durante a festa são feitas brincadeiras para aumentar a expectativa dos pais, como apostas, escolha e uso de fitinhas rosas ou azuis ( de acordo com o que cada um acha ser o sexo do bebê ), entre outras idéias e até são premiados de alguma forma os convidados que acertarem seu palpite ( veja no final do post uma idéia de "presentinho"  )






Inspirem-se com duas festas da "Catch my party", uma em rosa e azul e outra, fugindo dessas cores, em prata e amarelo.

Dedico esse post a minha cunhada Aline e meu irmão Raphael Venditti, que estão próximos a essa fase de "revelação" do sexo do mais novo bebê da família.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli



















































Essa idéia é uma graça para presentear seus convidados ou somente aqueles que acertarem no palpite.

Faça Biscoitos de Baunilha com a seguinte receita:

1/2 xícara ( chá ) de manteiga sem sal (temperatura ambiente) , 100g
1 xícara (  chá ) de açúcar peneirado
1 ovo peneirado ( temperatura ambiente )
1 colher  (sopa ) de leite
1 1/2 colher ( chá ) de essência de baunilha clara
1/4 colher ( café ) de sal
+ ou - 2 1/2 xícaras ( chá ) de farinha de trigo peneirada

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira.
Acrescente o ovo, o leite, a essência, o sal, batendo até formar um creme.
Acrescente a farinha e incorpore com as mãos, até formar uma massa homogênea e lisa.
Tire duas partes ( na proporção mostrada nas fotos abaixo ) e tinja uma com corante alimentício rosa e outra com corante alimentício azul. 
Embrulhe cada uma com papel filme e deixe na geladeira por 4 horas.




Tire da geladeira e corte a massa colorida ( nas proporções da foto ), coloque a massa colorida sobre a base e passe levemente um rolo de massa sobre ela.




Corte com cortador na proporção da foto abaixo.
Faça o mesmo com a massa rosa.





Asse por 10 a 15 minutos e depois cubra com glacê real e decore.

Receita de Glacê Real:

  • 500g de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres ( sopa ) de pó de merengue ( encontrado em lojas de confeitaria )
  • 8 colheres ( sopa ) de água em temperatura ambiente

  • Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata por 10 minutos em velocidade média.
  • Depois de pronto, mantenha a bacia coberta para não ressecar.
  • Cubra os biscoitos.




A cor de dentro do biscoito só poderá ser vista ao morder o biscoito.