sexta-feira, 19 de abril de 2013

Recebendo com charme: Churrasco




Olá, queridas e queridos
Como sei que vocês adoram esses posts com idéias para receber amigos e familiares e sempre me pedem, fiz esse post caprichado, com receitas testadas e aprovadíssimas.
Dedico esse post ao meu irmão Raphael Venditti, que, seguindo as receitas de Jamie Oliver , as dicas da minha cunhada Aline e com a aprovação da minha afilhada Marie, está se revelando um ótimo cozinheiro, rsrs.
Dedico também a minha comadre Patrícia Almeida, que me ensinou essa receita maravilhosa de Arais, que já "degustamos" muitas vezes juntas.
Inspirem-se e sucesso.

Beijos,
Roberta Giovaneli




Salada das ruas de Bombaim 
( receita de Jamie Oliver ) 

1 pedaço de gengibre do tamanho de um polegar, picado grosseiramente
2 colheres ( chá ) de garam masala ( mistura de especiarias tipicamente indiana, a venda em lojas de temperos e empórios gourmet ).
3 dentes de alho
1 pimenta vermelha cortada ao meio
1 colher ( chá ) de sementes de cominho
1 colher ( chá ) de sementes cúrcuma
1 maço grande de coentro, picado grosseiramente
2-3 colheres ( sopa ) de iogurte natural desnatado
1 limão-siciliano
2 peitos de frango sem pele, fatiados em tiras de de 1-2 cm
2 batatas cortadas em pedaços
2 pés de alface lisa
1 colher de sopa de pasta de tamarindo
1 colher ( sopa ) de xarope de agave ( xarope extraído da planta mexicana chamada agave, a venda em lojas de produtos naturais ) ou mel
Óleo de amendoim
1/2 colher ( chá ) de sementes de mostarda
150g de brotos e grãos germinados 
1 1/2 cebola roxa, finamente picada
2 tomates maduros, sem sementes e picados
Sal
2 papadums ( pão chato indiano, pode ser substituído por pão sírio tostado )

Coloque o gengibre, o garam masala, 2 dentes de alho, a pimenta vermelha, metade das sementes de cominho, metade da cúrcuma, quase todo coentro, o iogurte e o suco de limão num liquidificador e bata até obter uma pasta cremosa.
Transfira para um bowl grande.
Adicione o frango e misture bem.
Cubra com filme plástico e deixe marinando por pelo menos 30 minutos ( de preferência por horas ).
Enquanto isso, cozinhe as batatas em água fervente salgada.
Escorra.
Arrume as folhas de alface numa bandeja, como se fossem pratinhos.
Misture em um recipiente a pasta de tamarindo, o agave ou mel, uma pitada de sal e algumas gotas de água ( para diluir um pouco o molho ) e reserve.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio, com um fio de óleo de amendoim.
Fatie finamente o dente de alho restante e coloque-o na frigideira.
Frite até dourar ligeiramente e adicione o cominho e a cúrcuma restantes, as sementes de mostarda e os brotos e grãos germinados.
Refogue sem parar de mexer por 10-15 minutos, até que tudo fique dourado e tostadinho.
Acrescente a batata e a cebola, misture para incorporar os ingredientes e tire do fogo.
Limpe a frigideira e coloque-a novamente no fogo médio.
Tire o frango da geladeira e distribua as tiras entre quatro espetos de metal ou de bambu (previamente deixados na água ), sem apertar muito.
Despeje um pouco de óleo na frigideira quente e frite o frango por 4-6 minutos de cada lado ou até que fique dourado  e completamente cozido.
Misture os tomates com os brotos e grãos refogados e divida a salada entre as folhas de alface.
Salpique o coentro restante, quebre os papadums sobre a salada e sirva com o frango e um fio do molho reservado.

344 calorias por porção.









Camembert na Brasa
( receita e foto: Revista Casa e Jardim )

2 queijos Camenbert
2 colheres ( sopa ) de azeite
1 colher ( sopa ) de ervas de Provence ( mistura de ervas secas )

Coloque uma colher de sopa de azeite no centro de um quadrado de papel alumínio com tamanho suficiente para envolver um queijo,
Ponha um Camembert no centro e coloque metade das ervas por cima dele.
Faça o mesmo com o outro queijo.
Feche o papel alumínio com cuidado e coloque na grelha da churrasqueira por cerca de 20 minutos.
Sirva com torradinhas.



Foto : Arais do Carlinhos


Arais
( receita da minha comadre Patrícia Almeida )

1 kg de carne moída 2 vezes ( uso patinho )
400g de cebola bem picadinha ( eu costumo centrifugar )
2 tomates bem picados (sem sementes e sem casca)
1 limão espremido
1 maço de salsinha bem picada
Sal a gosto
Pimenta do Reino
Azeite a gosto
Queijo mussarela
Pão árabe

Misturar muito bem todos os ingredientes ( menos o queijo mussarela ).
Colocar a mistura de carne em uma peneira dentro de uma tigela e deixar escorrendo o líquido dos tomates e da carne por aproximadamente 1 hora, dentro da geladeira. 
Esprema a carne na peneira algumas vezes, nesse período.
Obs: É necessário deixar escorrendo para que a carne fique bem "sequinha", para não amolecer o pão.

Na hora de usar, abra o pão árabe ao meio, passe uma camada fina de carne sobre o pão e ponha na grelha da churrasqueira.
Quando estiver dourado de um lado, vire, abra o pão, coloque uma fatia de queijo, feche novamente e deixe para torrar desse lado também !

Vocês vão se surpreender com o resultado.
Minha família toda é viciada, não há churrasco sem Arais !!! rsrs.





Hambúrguer de Primeira
( receita de Jamie Oliver com adaptações do meu irmão Raphael Venditti )

para 6 pessoas

12 biscoitos cream crackers
8 ramos de salsinha fresca
2 colheres ( chá ) cheias de mostarda Dijon
500g de picanha moída 2 vezes
1 ovo grande
sal marinho
pimenta moída na hora
Óleo de oliva

Para montar o sanduíche:
Alface Romana ou lisa
3 tomates
1 cebola roxa
3 ou 4 pepinos em conserva ( opcional )
6 pães de hambúrguer
6 fatias de queijo cheddar

Embrulhe os biscoitos em um pano de prato e esmague-os, quebrando os pedaços maiores com as mãos e coloque-os em uma tigela grande.
Pique finamente a salsa ( inclusive os talos ).
Acrescente a salsa, a mostarda e a carne moídaa a tigela com os biscoitos.
Quebre o ovo dentro da tigela e acrescente sal a gosto e pimenta-do-reino.
Com as mãos, misture tudo muito bem.
Divida tudo em 6 porções e dê o formato de hambúrguer com 2cm de espessura.
Regue os hambúrgueres com óleo, cubra-os e leve a geladeira para deixá-los firmes.
Préaqueça a grelha ( pode ser feito em frigideira ) por 4 minutos em fogo alto.
Acomode os hambúrgueres e cozinhe-os por 3-4 minutos de cada lado, pressionando um pouco com uma espátula.

Monte os sanduíches com: alface, cebola, tomate, pepino ( se for usá-lo ) e queijo e acrescente o hambúrguer pronto.






Abacaxi com Calda de Cachaça
( fonte: Revista Casa e Comida )

1 abacaxi grande e maduro ( ou 2 pequenos )
2 xícaras  ( chá ) de açúcar mascavo
2 xícaras ( chá ) de água
1 colher ( sopa ) rasa de maisena
1 1/2 dose de cachaça, de preferência, envelhecida

Coloque o açúcar e a água numa panela e mexa até ferver.
Acrescentem a maisena diluída em um pouco de água e mexa sem parar, até engrossar e ficar com uma bonita cor escura.
Adicione cachaça, mexa bem e reserve.
Corte a coroa do abacaxi e enrole-o em papel alumínio.
Coloque-o num canto da churrasqueira, logo que acender o fogo.
De vez em quando, mude-o de posição.
Corte a casca, fatie e sirva com a calda por cima.







Pêssego a Provençal
(Receita e foto: Revista Casa e Comida )

8 pêssegos grandes
3 colheres ( sopa ) de mel
24 raminhos de alecrim

Corte os pêssegos em quatro e passe mel em cada pedaço, ele dará brilho e doçura aos pêssegos.
Em um espetinho de madeira, coloque 4 pedaços, intercalados por 3 ramos de alecrim.
Coloque na grelha por alguns minutos e sirva.
Os retalhos de chita enfeitam e protegem os dedos do calor.




terça-feira, 16 de abril de 2013

Festa para Adultos




Whiskey, Chocolate & Cigars !!!
Para quem gosta, é uma boa combinação, proposta da "Canadian Hostess".
Decoração simples, bem masculina e original ( adoro falar isso, mas não é original mesmo? ).
Acrescentem brigadeiros de chocolate com Black Label ( receita abaixo )

Beijos,
Roberta Giovaneli










Brigadeiro Black Label ( receita da Brigaderia )

1 lata de leite condensado
1 gema
1/2 copo americano de Whiskey Black Label
100g de chocolate meio amargo picado
2 colheres ( sopa ) de cacau em pó
200g de chocolate granulado

Na panela, junte o leite condensado, a gema, o chocolate picado e o cacau.
Cozinhe em fogo médio mexendo sem parar, até que a massa comece a desgrudar do fundo da panela.
Desligue o fogo e acrescente o Whiskey, misturando bem.
Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Enrole os brigadeiros e passe no granulado




segunda-feira, 15 de abril de 2013

Festa só para " Meninas"





Convidar algumas amigas íntimas para uma festa com tema "Spa", pode ser bem animado.
Sem dúvida um dos temas preferidos para meninas entre 9 e 12 anos, sugestão da "Canadian Hostess".
Sugiro sucos "desintoxicantes" ou "smoothies", sanduichinhos fofos embrulhadinhos, cupcakes decorados, brigadeiros e biscoitos ( ver receitas em "marcadores" ).
Dá para perceber que a decoração da mesa principal é fácil de fazer, não exigindo muitos elementos para compô-la.
Isso é um pedido constante aqui, festas mais simples de " copiar", rsrs.
As meninas ganham roupões e kits de beleza com: espelho, toalhinha, garrafinha de água e máscaras tapa olhos.
Vocês podem contratar uma manicure para "cuidar das meninas" ou "mamãe e titias" podem entrar em ação.
Sugestão de lembrancinhas ?
Esmalte, gloss, biscoitinho, cupcake, bombons (além do roupão e do kit de beleza, ou o que "sobrar" dele)
Enjoy !!!


Beijos,
Roberta Giovaneli






























quinta-feira, 11 de abril de 2013

Chá de Bebê de menino




Delicado, de efeito simples, mas com detalhes encantadores da Amy Atlas.
Para os biscoitinhos enfeitados com pasta americana, utilizem a receita de "Biscoito de Baunilha" ou Biscoito de baunilha francês " e caprichem na decoração.
Se vocês não tiverem tanta prática para decorar, utilizem formas de silicone para moldar belos enfeites. ( vide site da Gummies para compra dos moldes )
Para os petit fours ( mini bolinhos com botões azuis em cima ) e os cupcakes de baunilha, sigam as receitas abaixo.
A última foto não faz parte dessa festa, mas essas bexigas de gás hélio ou simplesmente comuns, presas no teto com esparadrapo, seriam um belo complemento, seguindo o padrão "branco e azul" com fotos dos pais, roupinhas compradas para o bebê, chupeta, detalhes do quarto do bebê, ultrassom, e da mamãe grávida.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli

























Cupcake de Baunilha ( Isabella Suplicy )

2 ovos
175g de farinha de trigo peneirada
120g de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher ( chá ) de fermento
75 ml de creme de leite sem soro
50g de manteiga sem sal derretida
gotas de essência de baunilha


Pré-aqueça o forno a 180ºC
Bata os ovos com o açúcar.
Adicione a farinha, o sal e o fermento ( aos poucos )
Adicione o creme de leite e a manteiga derretida
Coloque as gotas de baunilha.
Encha 3/4 de massa nas forminhas de cupcake.
Asse, por + ou - 20 minutos ( depende do forno )
Deixe esfriar.




Petit Four ( Martha Stewart



Tempo de preparo: 40 minutos 
Rendimento: 70 petit fours

2 ovos
2 gemas
1 xícara ( chá ) de açúcar refinado
2 xícaras ( chá ) de farinha de trigo
2 colheres ( chá ) de fermento em pó
1/2 xícara ( chá ) de leite
5 colheres ( sopa ) de manteiga derretida

Glacê

4 xícaras ( chá ) de açúcar
2 xícaras ( chá ) de água
1/4 colher ( chá ) de cremor de tártaro
3 xícaras ( chá ) de açúcar de confeiteiro



Em uma tigela grande, bata os ovos e as gemas ligeiramente.
Adicione açúcar gradualmente e bata até ficar fofo.
Acrescente o leite e a manteiga e bata bem.
Adicione a farinha e o fermento aos poucos, mexendo com um fouet.
A mistura ficará " grossa".
Unte e enfarinhe uma forma de mais ou menos 40x25cm assando em forno pré aquecido a 350ºC por aproximadamente 12 a 15 minutos.
Deixe esfriar por 10 minutos e desenforme.
Corte em pequenos "quadradinhos" e congele-os.
Em uma tigela grande, misture o açúcar comum, a água e o cremor de tártaro e leve ao fogo até ferver, SEM MEXER até atingir a temperatura de 226ºC.
Deixe esfriar até 100ºC e bata em batedeira acrescentando o açúcar de confeiteiro até ficar " fofo".
Mantenha o glacê morno e vá " banhando" os petit fours.
Deixe-os escorrendo em papel manteiga.
Toda vez que o glacê se tornar mais espesso, acrescente 1 colher de chá de água quente.
Colem os " botões de decoração feitos de pasta americana" enquanto o glacê ainda estiver " molhado" e deixe os petit fours secarem completamente.