terça-feira, 7 de agosto de 2012

Almoço em família





Olá queridos e queridas !
Receber a família em casa é sempre um prazer, e não é porque se trata de um simples almoço que pode faltar "charme" e algumas " frescurinhas".
Este em especial foi para comemorar a visita da minha cunhada Katinha que mora na Suécia e veio para o Brasil nos visitar.
Alguns aperitivos como amendoins ( para agradar meu sogro Oswaldo ), queijo brie com calda de caramelo e damasco ( receita do blog " Anfitriã " , que eu adoro), torradas com manteiga portuguesa (para agradar meus filhos ), patês diversos com torradinhas, água aromatizada, saladinha de folhas e... " feijoada " com couve, farofa, vinagrete e molho de pimenta, para agradar minha cunhada e a todos, com certeza (feita pela minha amiga e cozinheira, Cida).
De sobremesa um bolo de nozes ( para agradar minha sogra Cati ) e sonhos de creme e doce de leite ( para agradar meu maridão ).

Beijos,
Roberta Giovaneli







Queijo brie com calda de caramelo e damasco

 Saleiro e pimenteiro

 Molho individual para salada feito de: azeite, aceto balsâmico e sal

Torradinhas com manteiga moldada 

Para moldar a manteiga vocês vão precisar de:
- Manteiga com sal em temperatura ambiente
- Forma de silicone ( usada para fazer chocolate )

Preencher as cavidades da forma de silicone com a manteiga e levar ao freezer.
Desenformar 20 minutos antes de servir, deixando em temperatura ambiente.




 ( Deixar sempre um guardanapo de papel disponível, no caso de alguma convidada estar de batom forte, assim não mancha o guardanapo de pano). 



 Água Aromatizada ( Picante )


1,5 litro de água
2 ou 3 paus de canela
10g de gengibre cortado em fatias 

Coloque todos os ingredientes em uma jarra e leve a geladeira por no mínimo 2 horas ( melhor se deixar de um dia para outro ).
Na hora de servir, coloque gelo.







Minha linda cunhada Kátia


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Finger Food




Olá queridos e queridas,
Seguindo a linha "finger food", estas fotos do blog " Casos e Coisas da Bonfá",
que por sinal tem sempre ótimas idéias , mostra uma festa descontraída e fácil de fazer, conferindo um efeito bem legal.
Quase tudo comprado pronto.
Azeitonas, pastinhas da Olivier&Co, mini pães, palitinho folhado de provolone, torta, frios e queijos ( Ementhal, Brie e Saint Paulin ), pães de forma finamente cortados, vol al vent recheado com queijo de cabra e caviar, canapés de queijo coalho misturado com tapenade ( uma mistura de azeitona preta,alcaparra, azeite e alho, comprado pronto ), torradinhas com patês diversos ( berinjela, tomate seco e alho com aipo) e bolinhas de queijo de cabra envoltas com gergelim preto. Ufa !
De sobremesa, ganache de chocolate com calda de abacaxi e maracujá (receita abaixo ).
Achei tudo uma graça !

Beijos,
Roberta Giovaneli

















Para essa receita vocês vão precisar de:
3 barras de chocolate amargo com 160 gr. cada
2 caixinhas de creme de leite 
1 vidro de geléia de abacaxi com maracujá ( ou outro sabor de sua preferência)
+ ou - 2 colheres ( sopa ) de leite integral
2 colheres ( sopa ) vodka Absolut Mandarin
1 embalagem de creme de leite fresco para o chantilly  
1 pacote de confeitos para decorar.



Derreter o chocolate no microondas ( mexendo a cada 1 minuto). 
Quando o chocolate estiver bem derretido, coloque-o em uma panela, acrescente as duas caixinhas de creme de leite e, quando a mistura atingir uma consistência cremosa, acrescente o pote de geléia com pedaços de frutas e um pouquinho de leite integral. 
Para dar um “tchan” na sobremesa, adicione duas colheres de sopa de vodka ABSOLUT MANDRIN (aromatizada com laranja e tangerina) e mexa mais um pouco. 
Apague o fogo, deixe a ganache esfriar por 15 minutos e comece a montar os verrines.
Decore com chantilly feito com o creme de leite fresco próprio para chantilly, batido.
Decore.






quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Finger Food





Olá queridos e queridas,
Depois das férias, estou de volta, cheia de idéias para vocês !
Neste post vou dar dicas e inspirações para uma festa estilo " Finger Food".
A palavra "finger food" significa " comida para comer com as mãos" e ficou conhecida quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir aperitivos pequenos para comer com a ponta dos dedos, porque não queria "borrar o batom".
Bom, de qualquer forma, este tipo de comida agradou e se espalhou pelo mundo. 
Os petiscos são degustados sem os tradicionais : prato, garfo e faca. 
No lugar deles usamos  "colherzinhas", "palitinhos", "espetinhos" e "garfinhos", além de, é claro, as mãos.
Há algum tempo estava pensando em fazer um post com esse tema e depois do pedido carinhoso da Rosana Chiminazzo Moreira, de Campinas, me empolguei. 
Como são muitas idéias e receitas, este post será seguido por outros do mesmo tema.
Todas as fotos e receitas foram tiradas e adaptadas do blog "Adinoela Recebe"
Aliás, súper recomendo este blog, pois ele só traz idéias incríveis e a Adinoela é  súper fofa, merece todo carinho de suas seguidoras e muito sucesso.
Espero que gostem e se inspirem.

Beijos,
Roberta Giovaneli



 Tarteletes prontos da Arosa com catupiry, linguiça calabresa frita e pimenta biquinho.


Salada de grãos integrais com gorgonzola, laranja e nozes. Deixar tudo pronto e misturar na hora de servir ( usem arroz com 7 cereais cozido )


Verrines de cuzcuz marroquino com caponata. Hidrate o cuzcuz conforme a embalagem e misture tudo. Guardar na geladeira.
 Ingredientes da caponata para 3 xícaras de cuzcuz:

1 berinjela
3 tomates 2 cebolas 1 abobrinha italiana 2 dentes de alho Manjericão Azeite de oliva Sal e pimenta
Picar tudo, refogar no azeite e misturar com o cuzcuz.

 Bruscheta- torradas com alho compradas prontas, cobertas com tomates frescos temperados e levemente refogados em azeite e folhas de manjericão para decorar na hora de servir.


Petisco de pepino, coalhada seca, zaatar( tempero árabe em pó) e hortelã 
Obs: Pode-se substituir o pepino por abobrinha escaldada por um minuto em água e sal.








quarta-feira, 25 de julho de 2012

Chás de bebê




Olá queridos e queridas,
Atendendo ao pedido de uma seguidora chamada Giulia, de Brasília, grávida de 2 meses, trago algumas idéias muito lindas para um chá de bebê.
Como o sexo do bebê ainda não foi descoberto, e a futura mamãe já está muito ansiosa, mostro nesse post duas idéias para meninas e duas para meninos.
As duas festas de "meninas" são da Petit Comitê Eventos com docinhos maravilhosos da Lis Fonseca.
O primeiro batizado de "menino", é do blog  "Vivi e Luiz" e o segundo, do blog da Tuty.
No final do post, alguns detalhes irresistíveis. 

Beijos,
Roberta Giovaneli



































































Detalhes de outros batizados da Petit Comitê














www.petitcomiteeventos.com.br