sábado, 21 de julho de 2012

Jantar: recebendo com charme




Olá queridos e queridas !
Receber amigos em casa é uma arte e uma alegria.
Por mais simples que seja o motivo da reunião, deve ser celebrada com "charme" .
Comecem com um aperitivo, como este da foto acima, de queijo brie com calda de caramelo e damasco decorado com nozes.
Como entrada: uma saladinha com mousse de atum ( para época de calor ) servido com molho de: azeite, mostarda e vinagre em molheiras individuais ou um caldo chamado Vichyssoise, de alho-poró e batata servido com " croutons" e um fio de azeite ( para época de frio ). 
O prato principal é simples: uma massa e dois tipos de molho, que tem grande efeito quando servido de forma elegante  ( observem as fotos ).
De sobremesa: docinhos de nozes e torta de limão comprada pronta.
Todas essas fotos e a receita de calda de caramelo e damasco, foram tiradas do blog " Anfitriã " , as outras receitas são da minha mãe, Beatriz, que sempre fez "jantares" inspiradores para amigos e família.

Beijos,
Roberta Giovaneli















Calda de caramelo e damasco para queijo brie

1 copo de açúcar
100grs damasco
1 copo com água

Bater no liquidificador o damasco com água ( se quiser que fiquem "pedacinhos" de damasco na calda, bater pouco ).
Caramelar o açúcar no fogo.
Acrescentar a mistura do liquidificador, na panela ou frigideira e mexer até misturar bem ( cerca de 15 minutos ).

É importante, esquentar a chapa do rechaud pelo menos meia hora antes dos convidados chegarem e  colocar o queijo, despejando a calda por cima. Mesmo assim, ele ainda vai demorar cerca de 30 minutos  para ficar no ponto!!
Decore com nozes.

Mousse de atum para a salada

1 lata de atum
1 vidro de maionese pequeno
1 lata de creme de leite 
5 folhas de gelatina branca
1 xícara de água quente

Dissolver a gelatina na água quente.
Bater tudo em liquidificador e colocar em forminhas untadas com óleo.
Colocar na geladeira.
Fazer na véspera e desenformar no dia do jantar.

Vichyssoise ( caldo de alho-poró com batata )

1/2 kg de alhó-poró
1/2 cebola
1 batata cozida
2 colheres de azeite
1/2 litro de água
1 lata de creme de leite

Refogue o alho-poró e a cebola no azeite.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo.
Sirva bem quente.
Rendimento: aproximadamente 4 porções

Docinho de Nozes

150g de nozes moídas
150g de açúcar
50g de água
2 gemas
1 ovo
150g de leite condensado
1 pitada de canela
Fondant industrializado
Anilina comestível em pó dourado misturada com um pouquinho de álcool de cereais ou essência de baunilha 

Coloque todos os ingredientes ( menos o fondant e a mistura de anilina ) em fogo baixo e mexa até soltar do fundo da panela.
Deixe esfriar.
Coloque na geladeira.
Faça bolinhas e retorne para a geladeira.
Espetem os docinhos com um palitinho e banhe em fondant derretido.
Tire o palitinho e coloque 1/2 noz ou espere secar o fondant e pinte com a mistura de anilina comestível .



Homenagem a minha mãe, sempre linda, chique e inspiradora !




segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ladurée





Olá queridos e queridas !
O que vocês acham de visitar a Maison "Ladurée" e comer alguns dos mais famosos macarons do mundo?
Bom, vocês podem ir até Paris, New York ou até o shopping JK Iguatemi, em São Paulo, pois a Ladurée acabou de abrir sua primeira loja na América do Sul.
A visita é de encher os olhos, mas em compensação é de "esvaziar os bolsos".
Cada macaron custa R$ 9,00 ( uma caixinha com dez, R$90,00), uma barra de chocolate, R$60,00, uma calda de caramelo sai por 160,00  e assim por diante. 
Mas... posso dizer que após o susto com os preços, estas "delícias" vão agradar  e valer cada centavo.
Meus filhos amaram os macarons de chocolate, minha sobrinha Fabiana e meu sobrinho Gabriel ( que escreve um blog sobre música " The Music Blog" ,  http://gvenditti.blogspot.com.br/ ) gostaram dos de caramelo, minha mãe, dos de pistache e eu, confesso que não resisti aos de baunilha. Esses entre muitos outros sabores. 
Toda produção é feita na França e Suíça, passa por um processo de congelamento rápido antes de entrar em containers refrigerados e embarcar por navio ou avião para São Paulo.
Acho que todo esse processo, aliado ao sabor inigualável dos produtos, as lindas embalagens  e a tradição de 150 anos, justificam os preços e fizeram a fila para conhecer a doceria, em sua primeira semana no Brasil, se extender pelo corredor deste novo e luxuoso shopping.
Além dos docinhos, não resisti ao livro de doces e por isso vou passar algumas receitas incríveis para vocês.

Beijos,
Roberta Giovaneli










 ( R$ 32,00 )






Macarons de Chocolate ( Ladurée )

Ganache de chocolate:

290g de chocolate com no mínimo 70% de cacau
270g de creme de leite fresco
60g de manteiga

Macarons:

260g de farinha de amêndoas
250g de açúcar de confeiteiro
15g de cacau em pó sem açúcar
65g de chocolate derretido com no mínimo 70% de cacau
6 claras
+ 1/2 clara
210g de açúcar semoule ( um tipo de açúcar cristal bem fininho, pode usar "grançúcar" )

Prepare o ganache:

Sobre uma tábua, pique o chocolate em pedaços bem pequenos e coloque-os em uma vasilha.
Em uma panela, coloque o creme de leite para ferver e despeje-o em 3 etapas sobre o chocolate picado, misturando-o com a ajuda de uma espátula, a cada etapa, para homogeneizar a mistura.
Corte a manteiga em pedaços pequenos e incorpore-a ao ganache até obter uma textura bem lisa.
Despeje em um refratário e cubra com papel-filme, encostando no ganache.
Deixe esfriar em temperatura ambiente e depois coloque em geladeira por 1 hora, até obter uma consistência pastosa.

Prepare os macarons:

Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó na batedeira para obter um pó fino.
Peneire.
Coloque o chocolate para derreter em banho-maria ou microondas para que ele fique morno ( 35ºC )
Bata as 6 claras em neve.
Quando estiver bem espumante, acrescente 1/3 do açúcar semoule, bata por aproximadamente 1 minuto. Por fim, acrescente o restante do acúcar e bata novamente por mais 1 minuto.
Despeje os chocolates sobre as claras em neve, misture um pouco, usando uma espátula flexível e incorpore a farinha de amêndoas com o acúcar de confeiteiro e o cacau peneirados. Acrescente, então, a meia clara previamente batida em uma tigela.
Misture a massa de maneira que ela se incorpore e amoleça com facilidade.
Com a ajuda de um saco de confeiteiro com bico redondo de 10mm, disponha os pequenos macarons com 3 a 4 cm de diâmetro sobre uma assadeira forrada com uma folha de papel- manteiga. Dê leves "pancadinhas" na assadeira para que os macarons terminem de se acomodar.
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Deixe os macarons descansarem ao ar livre por 10 minutos antes de levar ao forno.
Asse por aproximadamente 15 minutos, até que se crie uma casca.
Retire do forno e despeje um pouco de água entre a assadeira e o papel manteiga ( levante o papel delicadamente pelas pontas ).
A umidade e o vapor produzidos pela água sobre a assadeira permitirão desgrudar os macarons mais facilmente quando esfriarem.
Deixe esfriar.
Agora, desgrude a metade das casquinhas e deposite as partes de cima e as partes de baixo sobre uma travessa.
Quando a ganache estiver com consistência pastosa, despeje-o no saco de confeiteiro com bico e recheie as casquinhas, com uma bolinha do tamanho de uma noz e cubra com outra casquinha.
Conserve os macarons por 12 horas na geladeira antes de degustá-los. Durante esse tempo, ocorre uma osmose entre os diferentes componentes, o que desenvolve e refina o gosto e a textura.


Macarons de Limão-Siciliano ( Ladurée )

Creme de limão :

160g de açúcar semoule
Raspas de um limão-siciliano
5g de amido de milho
3 ovos inteiros
110g de suco de limão-siciliano

235g de manteiga

Macarons:

275g de farinha de amêndoas
250g de açúcar de confeiteiro
6 claras+1/2 clara
210g de açúcar semoule
Gotas de corante alimentício amarelo

Prepare o creme de limão:

Prepare o creme na véspera.
Em uma tigela, misture o acúcar e as raspas de limão-siciliano.
Adicione o amido de milho e a seguir os ovos e o suco de limão-siciliano.
Em uma panela, mexendo com uma espátula, cozinhe em fogo brando até ferver, para que o creme engrosse bem.
Retire o creme do fogo.
Espere cerca de 10 minutos para que pare de borbulhar e, ainda quente (60ºC), adicione a manteiga amolecida.
Misture tudo para que a manteiga se incorpore ao creme e que ele fique bem homogêneo.
Reserve em um recipiente hermeticamente fechado em local fresco, por no mínimo 12 horas, para que o creme endureça.

Prepare os macarons:

Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro em batedeira para obter um pó fino.
Peneire.
Bata as 6 claras em neve. Quando estiver bem espumante, acrescente 1/3 do açúcar semoule, bata por aproximadamente 1 minuto; por fim, acrescente o restante do acúcar e bata novamente por mais 1 minuto.
Com a ajuda de uma espátula flexível, incorpore delicadamente as  claras em neve a mistura peneirada de farinha de amêndoas e de açúcar de confeiteiro.
Use algumas gotas de corante para colorir a gosto e adicione a meia clara previamente batida em uma tigela.
Misture a massa um pouco, de maneira que ela se incorpore e amoleça com facilidade.
Com ajuda de um saco de confeiteiro com bico, disponha pequenos macarons com 3 a 4 cm de diâmetro sobre uma assadeira forrada com uma folha de papel-manteiga.
Dê leves pancadinhas na assadeira para que os macarons terminem de se acomodar.
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Deixe os macarons descansarem ao ar livre por 10 minutos antes de levar ao forno.
Asse por aproximadamente 15 minutos, até que crie uma casca.

Retire do forno e despeje um pouco de água entre a assadeira e o papel manteiga ( levante o papel delicadamente pelas pontas ).
A umidade e o vapor produzidos pela água sobre a assadeira permitirão desgrudar os macarons mais facilmente quando esfriarem.
Deixe esfriar.
Agora, desgrude a metade das casquinhas e deposite as partes de cima e as partes de baixo sobre uma travessa.
Com a ajuda de um saco de confeitar, recheie as casquinhas com uma bolinha de creme de limão-siciliano e cubra com outra casquinha.
Conserve os macarons por 12 horas na geladeira antes de degustá-los. 
Durante esse tempo, ocorre uma osmose entre os diferentes componentes, o que desenvolve e refina o gosto e a textura.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

Festa Teen : Vampiros





Olá queridos e queridas !
Depois de toda a sequência de filmes : Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer, os "Vampiros" adquiriram um perfil romântico, sedutor e passaram a agradar jovens do mundo inteiro.
Por isso trago esse tema cheio de idéias e muitos detalhes para vocês se inspirarem.
Fotos com "dizeres" para porta-retratos, fotos para decoração de cupcakes e docinhos, rótulos de garrafas, tudo para deixar sua festa perfeita.

Beijos,
Roberta Giovaneli 



























































JANTAR












Por que não uns push-up pops cupcakes ?