domingo, 1 de julho de 2012

Bolo com estampa de "zebra" !




Olá queridos e queridas !!!
Já tinha visto bolo com coração dentro, em camadas com cores diferentes e xadrez, mas com estampa de zebra, confesso, foi a primeira vez e , para variar, ADOREI !
Fácil de fazer e surpreender até com um bolo simples, do dia-a-dia, mas com uma dose extra de charme.
Nesse post, um passo-a-passo para vocês e outras duas idéias de combinações de cores diferentes.
Utilizem corante alimentício em gel para colorir a massa.
Espero que gostem.

Beijos,
Roberta Giovaneli
My Cake School







Coloquem 2 colheres de sopa de massa no centro da forma untada e enfarinhada, esperem alguns segundos para espalhar a massa e coloque mais 2 colheres de massa de outra cor, no centro e assim sucessivamente.











The Whinsical Cupcakes











Sugar Turn Table











Querem uma ótima receita ?

Essa foi adaptada da receita de : " King Arthur Flour ".
Utilizem uma forma de 20 cm.

Bolo branco e preto de baunilha

1 xícara ( chá ) de açúcar granulado
4 ovos grandes
1 xícara ( chá ) leite
1 xícara ( chá ) óleo vegetal
1 colher ( chá ) de essência de baunilha
2 xícaras ( chá ) de farinha de trigo
2 colheres ( chá ) de fermento em pó
1/4 colher ( chá ) de sal
3 colheres ( sopa ) de cacau em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte o fundo da forma, coloque papel manteiga no fundo e unte novamente.
Com um mixer ou batedeira, bata o açúcar e os ovos por 2 minutos.
Acrescente a baunilha, o óleo e o leite e bata em baixa velocidade.
Em uma tigela separada, misture a farinha, o fermento e o sal.
Junte as duas misturas. 
Divida a massa em duas partes e acrescente o cacau em uma delas para dar o tom marrom escuro. ( se for utilizar três tons de massa, divida-a em três partes, uma deixe no tom natural, outra acrescente o cacau e na terceira uma cor a escolha ).
Proceda como no passo-a-passo descrito acima para colocar as massas na forma.
Asse por 35-45 minutos ou até passar pelo "teste do palito".
Deixe o bolo esfriar na própria forma por 10 minutos, depois desenforme.
Decore com açúcar de confeiteiro ou outra cobertura de sua preferência.




sábado, 30 de junho de 2012

Sobremesas com frutas





Olá queridos e queridas:
Banana e Morango !
Duas frutas maravilhosas que agradam muito e resultam em sobremesas incríveis.
O que vocês acham de uma mistura de: banana, creme de leite condensado, chantilly e crocante de nozes ?
E de uma mistura de: morango, brownie de chocolate e creme de chantilly ?
Pois é, duas receitas com tudo isso para vocês !
Aproveitem.

Beijos,
Roberta Giovaneli



Sobremesa com Bananas

Vocês vão precisar de:

- 1/2 receita de "Creme de leite condensado da minha mãe" ( receita abaixo) 
- 2 bananas pratas para 6 pequenos potes ( cortadas em rodelas e deixadas em suco de limão por 5 minutos para não escurecer, tirar e reservar )
- Creme de leite fresco batido
- Crocante de açúcar com nozes
- Doce de leite 

Modo de fazer : 

Crocante de nozes 

2 xícaras ( chá ) de açúcar
1 xícara ( chá ) nozes picadas

Coloque o açúcar em um frigideira e leve ao fogo até derreter por completo e adquirir cor de caramelo. 
Tire do fogo, acrescente as nozes bem picadas e misture bem.
Despeje em forma untada.
Deixe esfriar e quebre em pedacinhos.

Despeje um pouco no fundo de cada potinho.




Creme de leite condensado da minha mãe

1 lata de leite condensado
1 1/2 lata de leite ( usar a medida da lata de leite condensado )
1 colher ( chá ) essência de baunilha
2 gemas peneiradas
1/2 colher ( sopa ) manteiga
2 colheres ( sopa ) farinha de trigo 
Creme de leite ( quantidade necessária )

Bata o leite condensado, o leite, a essência de baunilha, as gemas, a manteiga e a farinha de trigo no "liquidificador".
Depois, coloque em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar para não empelotar, até engrossar.
Coloque em um recipiente e cubra, encostando o papel-filme no creme ( para não criar película ) até esfriar. 
Na hora que for usar, bata em "batedeira" com um pouco de creme de leite até atingir a consistência desejada.

Coloque uma camada de "creme de leite condensado da minha mãe" e 3 rodelas de banana em cada potinho.



Chantilly

500 ml de creme de leite fresco
4 colheres ( sopa ) de açúcar

Coloque o creme de leite e o açúcar na batedeira e bata até que o creme comece a fazer "ondas".
Bata mais um pouquinho em velocidade baixa até obter "ondas firmes".
Preste atenção, pois se passar do ponto vira manteiga.

Coloque uma camada de chantilly, um pouquinho do crocante e se quiser, um pouco de doce de leite.



Para finalizar, mais uma camada de creme, fatias de banana e chantilly colocado com bico de confeitar.
Crocante para decorar, um pouco de doce de leite e uma rodela de banana.
Pronto !




Sobremesa com Morangos


Glorious Treats


Vocês vão precisar de :

1 receita de brownie ( receita abaixo )
Morangos picados
Creme de leite fresco batido ( vide receita acima )

Modo de fazer:

Brownie

1/2 xícara ( chá ) de manteiga sem sal
1 xícara ( chá ) de açúcar
2 ovos
1 colher ( chá ) essência de baunilha
1/3 xícara ( chá ) de cacau em pó
1/2 xícara ( chá ) de farinha de trigo
1/4 colher ( chá ) de sal
1/4 colher ( chá ) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC
Unte e enfarinhe uma forma.
Em uma tigela média, derreta a manteiga em microondas.
Depois de derretida, misture com o açúcar.
Acrescente os ovos, um por um, mexendo bem após cada adição.
Misture a essência de baunilha.
Acrescente todos os ingredientes secos e mexa bem.
Despeje na forma preparada e ponha para assar por 30-35 minutos ou até que ao colocar um palito, ele saia "ligeiramente" úmido.
Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

Montagem:

Coloque em copinhos ou tigelas, uma camada de chantilly, uma camada de brownies cortados em quadradinhos e uma camada de morangos picados. Repita o processo mais duas vezes, finalizando portanto com brownies e morangos.
Sirva a seguir.





quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bolsinhas





Olá meus queridos e queridas
Desde a primeira vez que vi estas bolsinhas, fiquei encantada, mas confesso que achei que fosse muito difícil de fazê-las.
Que bom, me enganei.
Neste post, um passo-a-passo para vocês "treinarem" e arrasarem e algumas idéias para inspirar vocês.
Utilizem uma das receitas deste post para modelar e rechear suas bolsinhas.
Nas fotos foi usado "pasta americana" para modelar as bolsinhas, que serve nesse caso, só para "enfeitar" os cupcakes!

Beijos,
Roberta Giovaneli


Passo-a-passo da "bolsinha" da Bake Happy
















Massa para Docinhos Modelados ( Ana Maria Braga )


3 xícaras ( chá ) de farelo de bolo peneirado ( sem casquinha )
1 xícara ( chá ) de açúcar
1 xícara  ( chá ) de coco ralado
1 colher ( sopa ) mel
1/2 xícara ( chá ) de leite condensado
Corante alimentício

Recheio:
Doce de leite
Brigadeiro
Beijinho

Numa tigela, misture o farelo de bolo peneirado, o açúcar, o coco e o mel, até formar uma farofa.
Aos poucos , acrescente o leite condensado, amassando até formar uma massa maleável, que desprenda da tigela.
Acrescente corante em gel na cor desejada.

Para as bolsinhas, separe um pouco da massa, abra a massa, coloque um pouco do recheio escolhido, feche e modele de acordo com o passo-a-passo.

Obs 1: Pode acrescentar essência de baunilha
Obs 2: Pode substituir o coco ralado por 1 xícara de chá de nozes bem picadas ou 1/2 xícara de chá de chocolate em pó.


Massa de Chocolate Branco para Modelar ( Álvaro Rodrigues )

300g de chocolate branco fracionado
2 colheres ( sopa ) de glucose de milho ( Karo )
2 colheres ( sopa ) de gordura vegetal
5 colheres ( sopa ) de água
1 envelope de gelatina
Açúcar Impalpável
Corante em gel

Recheio:
Doce de leite
Brigadeiro
Beijinho

Derreta o chocolate.
Dissolva a gelatina na água.
Misture o chocolate, a gelatina, a gordura vegetal e a glucose e aqueça em banho-maria .
Acrescente açúcar impalpável o suficiente para dar ponto de modelar.
Acrescente corante em gel.
Proceda da mesma forma sugerida na receita anterior para modelar e rechear as bolsinhas.

 Obs : Pode fazer os docinhos com 5 dias de antecedência e guardá-los em pote fechado.


Querem inspiração ?




madefreshdailycake

madefreshdailycake

madefreshdailycake

 Pastrichic

Bella Cupcakes




terça-feira, 26 de junho de 2012

Batizado




Olá queridos e queridas
Mais um pedido, desta vez veio de Bahia Blanca, Argentina.
Uma seguidora chamada Sandra, me pediu idéias de festas de batizado.
Adoro batizados e já postei algumas festas neste blog.
Neste post, trago 3 idéias diferentes. 
Uma toda em branco da " A Anfitriã", servindo para meninos ou meninas.
Outra em branco e rosa do blog da Maria Sophia.  
Por último, uma festa azul e branca da " Muy Dulce Vinuesa ", muito delicada.
Estilos diferentes mas, igualmente encantadoras.
Inspirem-se.


beijos,
Roberta Giovaneli