segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ceia de Natal




Olá, queridos e queridas.
Para quem ainda está pensando no "Menu de Natal", a partir de hoje estarei trazendo várias idéias para vocês se inspirarem e capricharem na escolha.
Como entrada, um queijo brie especial com framboesa e pistache ( já perceberam como adoro queijo brie como entrada? rsrsr )
Uma salada diferente, um risoto e um arroz branco com amêndoas, 2 tipos de carnes, uma farofa de banana divina, uma massa e 2 tipos de sobremesas.
A última receita, é um bolo de gengibre, ótimo para ser dado de presente aos convidados, na versão mini.
Caprichem na decoração.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli 


Queijo Brie com Framboesa e Pistache  ( Driscoll's )

1/2 xícara ( chá ) de pistache
1 queijo brie gelado
1/4 xícara ( chá ) de mel
1 colher ( chá ) de vinagre balsâmico
1/2 colher ( chá ) de alecrim picado
1 1/3 xícara ( chá ) de framboesa


Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Espalhe o pistache em uma assadeira e mexa, ocasionalmente até ficar levemente tostado e exalar a fragrância ( aproximadamente 10 minutos ).
Coloque em um prato e separe.
Enquanto isso coloque o queijo gelado no forno por aproximadamente 15 minutos ( se ele vier em uma caixa, coloque-a na assadeira, assim o queijo não "desmonta" enquanto assa ).
Deixe tempo suficiente para que aqueça o queijo e fique amolecido na superfície, não cozido.
Transfira o queijo para o prato onde será servido.
Misture o mel, o vinagre e o alecrim e aqueça em fogo médio.
Coloque sobre o queijo e acrescente as framboesas e o pistache.
Sirva a seguir com bolachas e torradas.
Para 6 a 8 pessoas.





Salada Verde com Tomatinhos e Bolinhas de Ricota (receita e foto : Blog Do Pão ao Caviar )


Folhas diversas
Tomate cereja
Ricota
Peito de Perú 
Tomate Seco
Salsinha Picada
Sal


Colocar as folhas em uma bela travessa enfeitando com os tomatinhos.
Para as bolinhas de ricota, basta misturar em um processador: a ricota, o peito de perú, o tomate seco e acrescentar sal.
Depois de bem misturado, façam bolinhas e passem na salsinha picada.







Risoto de Alho Poró e Queijo Brie ( receita e foto: Blog da Lê Diniz )

1 Kg de arroz tipo arbóreo ( não lavado )
2 alhos-poró grandes cortados em rodelas bem finas 
2 taças de vinho branco
1/2 litro de creme de leite fresco
200g de queijo parmesão ralado
100g de queijo brie picado
2 litros de água com 2 tabletes de caldo de galinha ou legumes
1 cabeça pequena de alho picada
1 cebola média picada
Noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
50g de manteiga sem sal + 1 colher ( sopa ) para o final
Azeite

Frite o alho e cebola no azeite e na manteiga, acrescente o alho-poró e o arroz.
Coloque o vinho e deixe secar.
Despeje o caldo aos poucos, bem quente e vá mexendo.
Quando estiver cozido, não deixe o caldo secar completamente e acrescente o creme de leite, a noz- moscada e a pimenta.
Corrija o sal.
Por último coloque 1 colher ( sopa ) rasa de manteiga e o parmesão ralado.
Sirva a seguir.



Arroz com amêndoas torradas ( receita e foto da minha mãe, Bia Venditti )

Cozinhar 1 1/2 xícara ( chá ) de arroz como de costume.
Separadamente, colocar 1 xícara ( chá ) de lascas de amêndoas em uma frigideira com 1 colher ( sopa )  de manteiga e dar uma leve douradinha .
Colocar sobre o arroz e servir.
O sabor é incrível !






Filet Mignon com Molho de Damasco ( receita e foto : Blog da Lê Diniz ) 


Rendimento: 8 a 10 pessoas

10 ar 12 tournedos de filet mignon de aproximdamente 100 a 150g
Azeite
500 ml de molho Rôti ( pode ser o em pó da Nestlé )
8 colheres ( sopa ) de geléia de damasco
50 g de manteiga gelada picada
Maizena e água fria para "aveludar"
1 dente de alho amassado com casca
2 raminhos de tomilho
2 raminhos de alecrim
Sal e pimenta a gosto

Temperar os steaks com sal e pimenta a gosto.
Aquecer uma frigideira e colocar 1 pitada de açúcar ( para dar o tom marrom dourado a carne ).
Quando o açúcar começar a derreter e a caramelizar, adicione o azeite a gosto e a manteiga.
Grelhe os steaks no ponto que preferir.

Para o molho de Damasco:

Coloque o molho Rôti em uma panela juntamente com o alho, o tomilho e o alecrim.
Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos.
Coe.
Retorne a panela e acrescente a geléia de damasco, deixando ferver por mais 5 minutos.
Acrescente a manteiga e a maizena diluída em água fria, para aveludar.




Tender Bolinha  com Chutney de Maracujá ( Receita : revista Cláudia )

4 dentes de alho picados
1 xícara ( chá ) de chutney de maracujá comprado pronto
1/2 xícara ( chá ) de mostarda tipo Dijon
1 xícara  ( chá ) de açúcar mascavo apertado na xícara
1/2 xícara ( chá ) de suco de maracujá concentrado
Sal a gosto
2 peças de Tender sem osso ( bolinha de 1,6Kg cada uma
Folhas de espinafre para decorar

No processador, bata o alho, o chutney, a mostarda, o açúcar mascavo e o suco de maracujá até obter um molho grosso.
Verifique o tempero e, se necessário, acrescente sal.
Cubra as peças de Tender com um pouco desse molho.
Em uma assadeira, leve-as ao forno pré-aquecido a 180ºC por 1 hora ou até a cobertura de chutney ficar bem dourada.
Corte em fatias e arrume em uma travessa.
Regue com o molho e decore com folhas de espinafre.
Sirva com o restante do molho a parte.




Farofa de Banana e Cenoura ( Receita e foto: revista Cláudia )

10 bananas-nanicas maduras, cortadas em rodelas (eu uso banana prata)
Suco de 3 limões
250 g de manteiga
2 colheres ( sopa ) de azeite
2 cebolas picadas
750 g de farinha de milho amarela flocada
4 cenouras raladas em ralo grosso
Sal a gosto
Salsinha picada a gosto

Colocar as bananas em suco de limão.
Em uma panela grande, derreta 200 g de manteiga, junte o azeite e refogue a cebola até começar a dourar.
Acrescente a farinha de milho e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por 10 minutos.
Adicione a cenoura e refogue por 5 minuos.
Junte a banana com todo o suco e a manteiga restante e misture até derreter a manteiga.
Tempere com sal e desligue o fogo.
Polvilhe com a salsinha, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Decore com rodelas de banana com casca e folhas de salsinha e sirva.

Rendimento: 12 porções



Rolinhos de Ricota e Manjericão com Molho Branco ( receita e fotos: revista Cláudia )

Para o molho branco:

60 g de manteiga
1/2 xícara ( chá ) de farinha de trigo
1,2 litro de leite quente
Sal e pimenta a gosto

Para os rolinhos:

1/2 xícara ( chá ) de folhas de manjericão fresco
1/2 colher ( sopa ) de tomilho
6 colheres ( sopa ) de azeite
1 kg de ricota fresca esmigalhada
200g de queijo parmesão ralado
Sal e noz-moscada a gosto
600g de massa de lasanha
Ramos de manjericão para decorar

Em uma panela, derreta a manteiga.
Junte a farinha e cozinhe, mexendo, por 2 minutos
Adicione o leite e mantenha no fogo, mexendo sempre com um batedor de mão para não empelotar, até ferver e formar um molho liso e homogêneo.
Tempere com sal e pimenta.
Reserve.

Prepare os rolinhos:

No processador ou em um pilão, bata rapidamente o manjericão, o tomilho e o azeite atee obter uma pasta.
Transfira para uma tigela e adicione a ricota e o queijo parmesão.
Tempere com sal e noz-moscada. Reserve.
Em uma panela grande com bastante água fervente temperada com sal, cozinhe a lasanha por alguns segundos, sem deixar ficar al dente.
Escorra e disponha as folhas de massa sobre um pano úmido e limpo.
Sobre cada uma delas, espalhe uma camada do creme de ricota e enrole.
Corte cada rolinho em pedaços de 4 cm.
No fundo de um refratário, espalhe metade do molho branco reservado.
Por cima, arrume os rolinhos cortados em pé, um ao lado do outro, bem apertados.Cubra com moho branco restante.
Leve ao forno moderado ( 180ºC ), pré aquecido por 25 minutos ou até dourar a superfície. Sirva decorados com ramos de manjericão.

Rendimento: 8 porções




Bolo de Palha Italiana ( adaptada da receita do blog Do Pão ao Caviar, foto do mesmo blog )


Para o bolo branco:

220g de açúcar
3 gemas
3 claras em neve
140g de farinha de trigo
40g de maizena
1/2 colher ( sopa ) de fermento em pó
120ml de leite

Em batedeira, bata a manteiga com o açúcar durante 10 minutos, junte as gemas e bata mais 5 minutos, até obter um creme fofo.
Peneire a farinha, a maizena e o fermento, junte a massa alternando com o leite.
Desligue a batedeira e incorpore as claras em neve, delicadamente, mexendo sempre de baixo para cima.
Coloque a massa em uma forma redonda untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos, ou até passar pelo "teste do palito".
Tire o bolo do forno e deixe esfriar.
Descarte a lateral do bolo e a tampa, corte na metade e depois umedeça as 2 partes do bolo com um pouco de leite quente.

Para o brigadeiro:

2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 gemas peneiradas
6 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres ( sopa ) de manteiga
1 colher ( sopa ) de mel
1 pacote de biscoito maizena

Coloque todos os ingredientes na panela ( menos as bolachas ), e leve ao fogo baixo até atingir ponto de brigadeiro ( desgrudar do fundo da panela ).
Deixe o brigadeiro amornar e acrescente as bolachas picadas grosseiramente.

Para a camada de Doce de leite:

2 latas de doce de leite cremoso
1/2 lata de creme de leite
1 pacote de bolacha maizena 

Misture o doce de leite com o creme de leite ( sem soro ).
Pique a bolacha, mas NÃO misture ao doce de leite



Montagem
Em uma forma de fundo removível, untada, coloque uma camada de bolo e cubra com o brigadeiro.


Adicione a outra camada do bolo.
Coloque o doce de leite e cubra com as bolachas picadas.
Leve a geladeira por 6 horas. Para desenformar, coloque o bolo sobre uma lata e puxe a lateral da forma para baixo.





Cupcake de Marzipã( Revista Casa e Cozinha )



Rendimento 12 unidades
Tempo de preparo 1 h
Ingredientes
300 g de marzipã pronto ou faça seu próprio marzipã *
1 xícara ( chá )de manteiga
½ xícara (chá ) de açúcar refinado
2 xícaras ( chá ) de farinha de trigo
5 gemas peneiradas
5 ovos inteiros peneirados
1 colher (chá) de fermento químico
1 colher (chá) de essência de baunilha
Bata a manteiga e o açúcar até virar um creme.
Acrescente 200 g de marzipã (reserve o restante para a decoração), as gemas e a essência de baunilha.
Por fim, adicione a farinha, previamente misturada ao fermento, intercalando com os ovos inteiros, e bata até obter uma massa fofa.
Coloque a massa em forminhas individuais de papel e asse, a 180°C, por mais ou menos 15 minutos. Deixar esfriar e decore com marzipã.
 



* Marzipã ( receita do blog  "Testado, Provado e Aprovado" )

2 xícaras ( chá ) de amêndoas cruas / 300g
1/4 xícara ( chá ) de água
1/2 xícara ( chá ) de açúcar cristal
1/4 xícara ( chá ) de glucose branca
Essência de amêndoa natural ( opcional, não usar artificial )

Pele as amêndoas. ( Ferva um pouco de água numa panela, apague o fogo e junte as amêndoas inteiras. Após 1 minuto, retire as amêndoas da água quente e mergulhe-as em água fria. Deixe mais 1 minuto e peneire.
Depois é só "beliscar" uma a uma que a pele sai fácil ).

Deixe-as secarem bem, espalhadas em um pano limpo.

Numa panela, junte a água, o açúcar e a glucose. Misture bem e leve ao fogo médio, sem mexer até levantar fervura. Vai formar uma espuminha em cima, que logo se dissipará. Quando isso acontecer, desligue o fogo. 

Quando a calda estiver morna já pode empregar. Ela deverá estar espessa porém bem maleável. 

Enquanto a calda esfria, passe as amêndoas por um processador de alimentos até que vire uma farinha. O processador deve ser eficiente para que a farinha fique o mais fino possível. Passe a farinha para uma tigela e junte a essência.

Acrescente a calda aos poucos, misturando com a mão, até dar liga e formar uma massa firme e homogênea. Não será necessário usar toda a calda.

Modele em forma de bastão e embrulhe em filme plástico.



Bolo de Gengibre ( receita : Australian Food, foto:Dessert for two )

50g de manteiga
1 colher ( sopa ) de melado
1 ovo
1/2 xícara ( chá ) de açúcar mascavo
1 xícara ( chá ) de farinha de trigo
1 colher ( chá ) de fermento em pó
2 colher ( chá ) de gengibre em pó
1 colher ( chá ) de mistura de canela
1 colher ( chá ) de bicarbonato de sódio
3/4 xícara ( chá ) de leite

Pré aqueça o forno a 180ºC.
Em uma forma de bolo inglês, coloque papel manteiga, forrando o fundo e as laterais. 
Em uma panela pequena, coloque a manteiga e o melado e leve ao fogo baixo até derreter a manteiga.
Separadamente, misture o ovo e o açúcar mascavo e acrescente a mistura anterior.
Peneire todos os outros ingredientes, com exceção ao bicarbonato e o leite e acrescente a mistura.
Por fim, junte o leite ao bicarbonato de sódio e delicadamente acrescente aos outros ingredientes.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos ou até passar pelo "teste do palito".  


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Batizado de Menina





Duas festas com muitos detalhes, da talentosa e perfeccionista Debora Doll, que arrasa em todas as festas que faz !
A primeira, ao ar livre, com muitas hortências, rosas e outras flores delicadas, doces lindos e um bolo perfeito.
A segunda, em um ambiente fechado, chique, uma linda mesa espelhada, com fotos da Raquel Guedes.
Muita inspiração!

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli





























domingo, 24 de novembro de 2013

Menu Tailandês



Menu Tailandês requer um paladar diferenciado!!!
Se você não gostar de leite de coco, pimenta, frutas tropicais e curry, nem pense em fazer nenhuma destas receitas, rsrsr.
Um suco de manga e gengibre, uma salada com molho de curry, um risoto de camarões com páprica picante e 3 diferentes sobremesas, compõem este cardápio, perfeito para uma festa íntima.
Tenho certeza que a mistura de cheiros e sabores vão cativar até os mais exigentes gourmets. 

Beijão e sucesso,
Roberta Giovaneli




Mango Thai ( receita: Marakuthai, foto: Life with Spice )

100g de polpa de manga 
50ml de leite de coco
1 colher ( café ) de gengibre picadinho
1 colher ( café ) de hortelã picadinha
2 colheres ( sopa ) de suco de limão
2 colheres  ( sopa ) de açúcar

Bater no liquidificador todos os ingredientes e servir.

Rendimento: 2 porções








Salada de Flores e folhas com Molho de Curry ( receita : Marakuthai, foto: Cozinha da Zela

2 pés de folhas orgânicas
1 manga cortada em lâminas
2 colheres ( sopa ) de gergelim preto
Flores comestíveis

Molho :

1 copo de iogurte
1 colher ( sopa ) de curry
1 colher ( sopa ) de azeite
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto

Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador.
Lave as folhas, seque-as e coloque-as em uma travessa com as lâminas de manga.
Decore com flores e salpique o gergelim.
Sirva com o molho. 








Risoto Tailandês ( receita adaptada de : Homem na Cozinha, foto: Gnt )


2 xícaras ( chá ) de arroz arbóreo
1 1/2 xícara ( chá ) de vinho branco ou saquê
1/2 cebola picada
4 colheres ( sopa ) de azeite
1 litro de água filtrada
2 tabletes de caldo de legumes
1/2 kg de camarão pequeno
casca do camarão
1/2 litro de leite de coco
8 colheres ( sopa ) de curry
4 colheres ( sopa ) de páprica picante
1 colher ( sopa ) de manteiga
Cubos de abacaxi ou rodelas de banana ( opcional )
Lascas de coco, cebolinha e pimenta para decorar ( opcional )


Colocar a água para ferver com os tabletes de caldo juntamente com a casca do camarão.
Coe e reserve.

Refogar o camarão com 2 colheres de sopa de azeite, adicione páprica ao final.
Reservar o camarão, retirando metade do caldo que se formou ao refogar.

Pegar essa metade de caldo e misturar com o caldo de legumes.
Separadamente, dissolver, aos poucos, o curry com o leite de coco.

Em uma panela média, refogar a cebola com o restante do azeite até que ela fique transparente.
Juntar o arroz e mexer.

Adicionar o vinho ou o saquê e mexer até secar.
Durante os próximos 20 minutos, colocar o caldo de legumes aos poucos, mexendo com frequência.
O arroz deve ficar " al dente ".
Acrescentar a mistura de curry e leite de coco e os camarões, mexendo em fogo baixo até o arroz secar levemente.

Pode acrescentar cubos de abacaxi ou rodelas de banana a gosto.
Acrescente a manteiga e mexa.
Decore com lascas de coco, cebolinha e pimenta, a gosto







Panna Cotta com Calda de Açafrão e Lichia ( receita e foto: Folha de São Paulo)


1 xícara ( chá ) de leite
3 xícaras ( chá ) de coco
1 xícara ( chá ) de açúcar
2 colher ( sopa ) de água
1 colher ( chá ) de baunilha
1 xícara ( chá ) de creme de leite

Ferva o leite, o coco e 1/4 de xícara ( chá ) de açúcar por 5 minutos.
Adicione a gelatina, a baunilha e o restante do açúcar.
Deixe esfriar totalmente.
Bata o creme de leite até virar chantilly e incorpore.

Calda de Açafrão e Lichia:

1 lata de lichia em calda
1 pitada de açafrão
1 colher  ( chá ) de pimenta preta em grãos

Bata no liquidificador a lichia em calda.
Coloque em uma panela e acrescente o açafrão e as pimentas, levando ao fogo até reduzir e engrossar um pouco.
Coe, deixe esfriar e coloque sobre a pana cotta

Rendimento : 6 a 8 copos






Salada de Frutas Tailandesa ( receita e foto : Cooking Channel )

1/4 xícara ( chá ) de leite de coco
1 colher  ( chá ) de mel
1 colher ( chá ) de molho de pimenta
2 cebolinhas em fatias finas
1 limão ( suco e raspas )
1 colher ( sopa ) de óleo de gergelim (opcional)
Sal marinho e pimenta
2 xícaras ( chá ) de mangas picadas em cubos
2 xícaras ( chá ) abacaxi picado em cubos
2 colheres ( sopa ) de amendoim sem sal

Em uma tigela grande coloque o leite de coco, o mel, a pimenta, a cebolinha,       o suco e as raspas de limão.
Mexa bem.
Coloque o óleo de gergelim, se for usar, e experimente.
Adicione sal e pimenta se necessário ( tem molhos de pimenta que dispensam os dois ).
Acrescente as frutas e o amendoim e combine bem.
Sirva imediatamente.







Pudim de Sagu/ Saku Piak  ( Receita: Cyber Cook, foto : Blog da Gelly )

2 xícaras ( chá ) de sagú
3 litros de água
12 g de gelatina em pó incolor
5 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina
150 ml de suco de abacaxi concentrado ( Maguari )
2 colheres de chá de essência de abacaxi
70 g de açúcar
200 ml de leite de coco 
Para a calda de caramelo:

400g de açúcar mascavo 
200ml de água 
cravo 
canela 
coentro 
aniz e 
pimenta 
400g de creme de leite 

Numa peneira, lave o sagu com água fria.
Ferva a água.
Adicione o sagu e cozinhe por 10 minutos. 
Reduza o fogo e cozinhe com tampa por mais 10 minutos.
Quando o sagu estiver transparente, ou quase, escorra
em peneira e lave.
Prepare a gelatina conforme instruções.
Aqueça a gelatina em banho-maria e junte suco
e essência de abacaxi e o açúcar.
Adicione o sagu e misture bem.
Coloque em forminhas para pudim e refrigere.

Para a calda:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem antes de colocar no fogo.
Leve ao fogo médio para cozinhar, SEM MEXER por cerca de 10 minutos, até ficar com cor de caramelo.
Desligue o fogo e coloque cuidadosamente o creme de leite.
Mexa vigorosamente com batedor de arame até engrossar e ficar uma calda espessa.

Montagem do prato:

Pudim de sagu, leite de coco por cima, calda de caramelo e decoração de folhas de hortelã ( opcional )
 

Rendimento: 8 porções






quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Receitas com Fubá




Desculpem, hoje estou na correria, rsrsrs.
Passei rapidinho por aqui, para trazer estas receitas deliciosas, feitas com fubá!!
Inspirem-se.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli




Bolo de Fubá ( receita retirada do blog " Do Pão ao Caviar " )

2 xícaras ( chá ) de fubá
2 xícaras ( chá ) de açúcar
2 xícaras ( chá ) de leite
1 xícara ( chá ) de óleo
1 pitada de sal
erva-doce a gosto ( opcional )

4 gemas
4 claras
1 colher ( sopa ) de fermento em pó

Leve os primeiros ingredientes ao fogo até formar uma polentinha, depois passe para uma tigela e deixe esfriar.

Bata as claras em neve. 
Coloque as gemas na primeira mistura, já fria.
Acrescente delicadamente as claras em neve e o fermento em pó.
Coloque em forma untada e enfarinhada, se for forma de silicone, não precisa untar.






Broinha de Fubá ( receita e foto: Espaço Receber )

Rendimento: 40 unidades

1 litro de leite
1 colher ( chá ) de sal
4 colheres ( sopa ) de manteiga
1 colher ( chá ) de sementes de erva-doce
5 ovos
500g de fubá 
250g de açúcar
Manteiga e fubá para untar e polvilhar

Pré aqueça o forno a 180ºC.
Unte e polvilhe com fubá uma forma própria para cupcakes
Em uma panela grande, junte o leite, a manteiga, o sal, as sementes de erva-doce e o açúcar e leve ao fogo médio.
Quando a mistura começar a ferver, adicione o fubá aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
Deixe cozinhar por 5 minutos ou até a mistura começar a soltar do fundo da panela
Retire do fogo e acrescente os ovos, um a um, misturando "vigorosamente" a cada adição.
Coloque a massa, com a ajuda de uma colher, em cada cavidade ( pode colocar em forminhas de papel, dentro das cavidades ).
Asse por aproximadamente 15 minutos, abra o forno, pincele com clara de ovo e polvilhe com fubá.
Asse por mais 20 minutos, aproximadamente, ou até que as broinhas fiquem ligeiramente douradas.




( foto: Programa Dia a Dia )


Bolo de Fubá com Goiabada ( receita do culinarista: Mauro Rebelo )

3 ovos inteiros
1 xícara ( chá ) de óleo
1 xícara ( chá ) de leite
1 xícara ( chá ) de fubá
1 xícara ( chá ) de farinha de trigo
1 xícara ( chá ) de açúcar 
1 colher ( chá ) de sementes de erva-doce ( opcional )
100g de goiabada em cubos
100g de queijo minas em cubos

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, o fubá, a farinha de trigo e o açúcar.
Desligue o liquidificador e coloque as sementes de erva-doce ( se for usá-las ) e mexa com uma colher.
Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio.
Coloque a massa na forma e coloque por cima a goiabada e o queijo.
Asse em forno médio, por 40 minutos.
Desenforme e coloque canela e açúcar por cima.






 Bolo de Fubá Cremoso  ( receita : Edu Guedes )

4 xícaras ( chá ) de leite
4 ovos
2 colheres ( sopa ) de manteiga
2 xícaras ( chá ) de açúcar
1 xícara ( chá ) de queijo parmesão ralado
1 1/2 xícara ( chá ) de fubá
2 colheres ( sopa ) de farinha de trigo
1 colher  ( sopa ) de fermento em pó 

Em um liquidificador, coloque o leite, os ovos, a manteiga e o açúcar e bata até obter uma massa homogênea.
Em uma travessa, coloque o queijo parmesão, o fubá e a farinha de trigo, adicione o conteúdo do liquidificador e misture bem.
Acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe fubá.
Asse em forno pré-aquecido a 150ºC por aproximadamente 30 minutos.