quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Receitas com Fubá




Desculpem, hoje estou na correria, rsrsrs.
Passei rapidinho por aqui, para trazer estas receitas deliciosas, feitas com fubá!!
Inspirem-se.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli




Bolo de Fubá ( receita retirada do blog " Do Pão ao Caviar " )

2 xícaras ( chá ) de fubá
2 xícaras ( chá ) de açúcar
2 xícaras ( chá ) de leite
1 xícara ( chá ) de óleo
1 pitada de sal
erva-doce a gosto ( opcional )

4 gemas
4 claras
1 colher ( sopa ) de fermento em pó

Leve os primeiros ingredientes ao fogo até formar uma polentinha, depois passe para uma tigela e deixe esfriar.

Bata as claras em neve. 
Coloque as gemas na primeira mistura, já fria.
Acrescente delicadamente as claras em neve e o fermento em pó.
Coloque em forma untada e enfarinhada, se for forma de silicone, não precisa untar.






Broinha de Fubá ( receita e foto: Espaço Receber )

Rendimento: 40 unidades

1 litro de leite
1 colher ( chá ) de sal
4 colheres ( sopa ) de manteiga
1 colher ( chá ) de sementes de erva-doce
5 ovos
500g de fubá 
250g de açúcar
Manteiga e fubá para untar e polvilhar

Pré aqueça o forno a 180ºC.
Unte e polvilhe com fubá uma forma própria para cupcakes
Em uma panela grande, junte o leite, a manteiga, o sal, as sementes de erva-doce e o açúcar e leve ao fogo médio.
Quando a mistura começar a ferver, adicione o fubá aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
Deixe cozinhar por 5 minutos ou até a mistura começar a soltar do fundo da panela
Retire do fogo e acrescente os ovos, um a um, misturando "vigorosamente" a cada adição.
Coloque a massa, com a ajuda de uma colher, em cada cavidade ( pode colocar em forminhas de papel, dentro das cavidades ).
Asse por aproximadamente 15 minutos, abra o forno, pincele com clara de ovo e polvilhe com fubá.
Asse por mais 20 minutos, aproximadamente, ou até que as broinhas fiquem ligeiramente douradas.




( foto: Programa Dia a Dia )


Bolo de Fubá com Goiabada ( receita do culinarista: Mauro Rebelo )

3 ovos inteiros
1 xícara ( chá ) de óleo
1 xícara ( chá ) de leite
1 xícara ( chá ) de fubá
1 xícara ( chá ) de farinha de trigo
1 xícara ( chá ) de açúcar 
1 colher ( chá ) de sementes de erva-doce ( opcional )
100g de goiabada em cubos
100g de queijo minas em cubos

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, o fubá, a farinha de trigo e o açúcar.
Desligue o liquidificador e coloque as sementes de erva-doce ( se for usá-las ) e mexa com uma colher.
Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio.
Coloque a massa na forma e coloque por cima a goiabada e o queijo.
Asse em forno médio, por 40 minutos.
Desenforme e coloque canela e açúcar por cima.






 Bolo de Fubá Cremoso  ( receita : Edu Guedes )

4 xícaras ( chá ) de leite
4 ovos
2 colheres ( sopa ) de manteiga
2 xícaras ( chá ) de açúcar
1 xícara ( chá ) de queijo parmesão ralado
1 1/2 xícara ( chá ) de fubá
2 colheres ( sopa ) de farinha de trigo
1 colher  ( sopa ) de fermento em pó 

Em um liquidificador, coloque o leite, os ovos, a manteiga e o açúcar e bata até obter uma massa homogênea.
Em uma travessa, coloque o queijo parmesão, o fubá e a farinha de trigo, adicione o conteúdo do liquidificador e misture bem.
Acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe fubá.
Asse em forno pré-aquecido a 150ºC por aproximadamente 30 minutos.



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lanche da tarde





Ahhhh, os lanchinhos da tarde, são a minha perdição !
Aqui, fiz uma seleção, com algumas opções que eu adoro.
O Croque Monsieur é uma das receitas favoritas do meu marido.
O rocambole é divino, com o recheio derretido e a casquinha crocante.
O cachorro quente é sempre um sucesso, evita aquela "sujeira" de comê-lo com as mãos, rsrsr.
Os 3 doces são incríveis !!!
Adoro a mistura do "doce" do fubá e do coco, com o gostinho "salgado" do queijo parmesão. Um dos preferidos do meu pai, Roberto Venditti.
A Palha Italiana de Nozes é indescritível, um "camafeu estilizado", rsrs.
Finalizando com um bolo branco, receita da minha mãe, Beatriz Venditti, já tradicional na família. 
Quando meus filhos, Lucas e Matheus e meus sobrinhos, Gabriel e Fabiana estão juntos, é esse o pedido para um final de tarde.
Enfim, inspirem-se, com receitas simples e deliciosas.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli




Croque Monsieur ( receita de Olivier Anquier, retirado do blog da Lê Diniz )

2 ovos
1 xícara ( chá ) de creme de leite fresco
1 pitada de sal e pimenta a gosto
4 fatias de pão de forma
150g de queijo gruyere ou emmental ralado grosso (gruyere é melhor)
1 fatias de presunto

Misture os ovos e o creme de leite fresco até formar um creme.
Adicione o sal e a pimenta a gosto.
Com uma concha, espalhe o creme de leite sobre as fatias de pão de forma, para que o miolo absorva o líquido.
Espalhe uma porção generosa do queijo escolhido sobre as duas fatias.
Coloque uma fatia de presunto, cobrindo toda superfície do pão.
Feche o sanduíche e despeje o restante do creme, cobrindo tudo com mais uma porção de queijo ralado.






Leve ao forno pré-aquecido por 10 a 15 minutos a 250ºC.
Retire do forno quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo.







Rocambole de massa de pastel  ( Receita de Mulheres na Cozinha )

1 rolo grande de massa de pastel
300g de mussarela fatiada
300g de presunto fatiado (ou peito de perú)
Salada feita de tomate, cebola, cheiro verde, milho verde e orégano
Maionese para pincelar o rocambole ( eu uso gema de ovo )

Abra a massa e forre com a mussarela , o presunto ( ou peito de perú ) e por cima, espalhe a saladinha temperada a gosto.
Enrole o rocambole, pincele a maionese e leve ao forno por 35 minutos.

Obs: O recheio pode ser substituído por frango, atum ou calabresa, não deixando de ser colocada a mussarela.






Cachorro Quente de Forno 
( receita: Tudo Gostoso, retirada do facebook da Leuza Faria de Oliveira, foto: Cozinhando com Amor

1 1/2 pacote de pão de forma sem casca
1 pacote de salsicha
1 xícara ( chá ) de azeitonas ( opcional )
2 latas de molho de tomate
1/2 colher ( sopa ) de óleo
1 cebola ralada
2 dentes de alho espremidos
1 colher ( sopa ) de orégano
1 xícara ( chá ) de maionese
1 xícara ( chá ) de requeijão
1 caixinha de creme de leite
Batata Palha para decorar
Queijo mussarela 

Refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo.
Acrescente o molho de tomate, as azeitonas, o orégano e as salsichas e deixe reduzir e engrossar.
Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Misture a maionese com o requeijão.
Em um pirex, arrume uma camada de pão, passe a mistura de requeijão e maionese, coloque uma camada de molho de tomate e uma camada de queijo, outra camada de pão e assim sucessivamente.
A última camada deve ser de molho e queijo.
Leve ao forno até derreter o queijo.
Tire do forno e coloque batata palha por cima.
Sirva a seguir.






Bombocado de Liquidificador 
( receita: Leuza Faria de Oliveira, foto: Papo Feminino )

4 ovos inteiros
3 xícaras ( chá ) de açúcar
3 xícaras ( chá ) de leite
1 vidro de leite de coco ( 200ml )
1 colher ( chá ) de essência de baunilha
3 colheres ( sopa ) de queijo parmesão ralado
3 colheres ( sopa ) de coco ralado
2 colheres ( sopa ) de margarina ( eu uso manteiga )
2 colheres ( sopa ) bem cheias de farinha de trigo
1 xícara ( chá ) de fubá
1 colher ( sopa ) de fermento em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 4 minutos ou até ficar homogêneo.
Coloque em forma untada e enfarinhada de aproximadamente 30cm X 22cm.
Leve ao forno pré-aquecido por 50 minutos ou até passar pelo "teste do palito". 
Ao retirar do forno, deixe descansar por 15 minutos antes de cortar ( aqui em casa, ninguém espera, rsrsrs )




Palha Italiana de Brigadeiro Branco e Nozes ( receita do blog Aline Pimenta com colaboração de José Neto que escreve o blog Passaporte da Fome )

1 lata de leite condensado
1 colher ( sopa ) de margarina ( eu uso manteiga sem sal )
8 bolachas maizena quebradas a mão
80g de nozes picadas
Açúcar refinado

Cubra toda superfície de uma assadeira, que será usada para colocar o doce, com açúcar refinado e reserve.
Em uma panela, coloque o leite condensado, a margarina ( ou manteiga ) e leve ao fogo médio, mexendo sem parar.
Quando começar a engrossar, acrescente as nozes picadas e continue mexendo, até ponto de brigadeiro.
Tire do fogo e acrescente a bolacha picada.
Coloque a mistura sobre a assadeira preparada e cubra com mais uma camada de açúcar refinado.
Espere aproximadamente 20 minutos, para que a palha italiana atinja a "temperatura ambiente" e coloque no freezer por aproximadamente 30 minutos.
Retire do freezer e corte no formato desejado







Bolo Branco  ( receita da minha mãe, Beatriz Venditti; foto Bake or Break )

4 ovos
1 pitada de sal
1 1/2 a 2 xícaras ( chá ) de açúcar branco
2 colheres ( sopa ) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara ( chá ) de leite
2 xícaras ( chá ) de farinha de trigo peneirada
1 colher ( sopa ) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata as claras em neve com 1 pitada de sal.
Separe.
Com batedeira, bata as gemas peneiradas, o açúcar e a manteiga em alta velocidade.
Abaixe a velocidade e acrescente aos poucos o leite e a farinha, alternando os dois.
Adicione as claras em neve e o fermento em pó, sem bater, mexendo delicadamente.
Asse em forma untada e enfarinhada com furo no meio, por aproximadamente 30 minutos ou até passar pelo " teste do palito ".


Obs: Pode ser servido com Ganache de Doce de Leite. Neste caso, você vai precisar de:

2 latas de doce de leite de boa qualidade
2 latas de creme de leite
1 xícara ( chá ) de chocolate branco picado.

Em uma panela, aqueça o creme de leite com o doce de leite até misturar bem. Desligue o fogo e acrescente o chocolate picado, mexendo bem até derreter o chocolate e ficar bem cremoso.
Coloque em uma molheira e sirva com o bolo


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Primeira Eucaristia




Nas últimas semanas tenho recebido muitos pedidos de idéias de Primeira Eucaristia. E uns dos posts mais acessados aqui no blog, tem sido justamente a "Festa de Primeira Eucaristia da minha prima Giulia". 
Então, atendendo a esses pedidos carinhosos, estou trazendo 2 festas bem bacanas para vocês.

A primeira, da "Realize Eventos", traz arranjos delicados de margaridas, lindos biscoitinhos com decorações de anjinhos, docinhos em copinhos de chocolate decorados com anjinhos (reparem nas asinhas feitas de hóstia), lindos demais, entre outros docinhos.

A segunda festa, do blog "Antes da Festa", tem muitas pérolas na decoração (aliás, uma graça o arranjo de flores com pérolas ), pirulitos de chocolate com anjinhos, bem-nascidos decorados com mini terços de pérolas, brigadeiros em tacinhas, chocolates e docinhos diversos.

Inspirações para vocês !
Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli

















sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Menu completo




Adoro os posts de menu completo e sempre recebo pedidos para fazê-los.
O menu de hoje tem como aperitivo, brioches de presunto ou peito de perú com queijo, que podem ser servidos com amêndoas defumadas e biscoitinhos salgados.
Como entrada, uma salada de folhas com mini tomatinhos e croutons com um divino mousse de palmito.
O prato principal é um Lombo recheado de damasco e ameixa acompanhado de Risoto de Limão Siciliano, que surpreende no sabor.
Para finalizar, uma torta americana de maçã e framboesa que eu adoro.
Receitas testadas e súper aprovadas.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli






Brioche ( Blog Anfitriã )



5 batatas
1/2 pacote de farinha de trigo Renata
1 tablete de manteiga com sal
5 ovos
1/2 xícara ( chá ) de leite
3 colheres ( sopa)  de açúcar
1 colher( sobremesa ) de sal
2 tabletes de fermento de pão de 10 grs
250g presunto ou peito de perú
250g de queijo mussarela

Misturar tudo em uma vasilha e amassar até dar o ponto (deixar desgrudar da mão).
Descansar a massa por 1 hora.
Abrir e colocar na assadeira uma parte, colocar o presunto e queijo e cobrir com o resto.
Assar.

Cortar tudo em pequenos quadradinhos e servir quente.








Salada com Mousse de Palmito ( Blog Do Pão ao Caviar )

2 vidros de palmito em conserva
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
2 xic de leite
1 colher de sopa de mostarda
2 xic de creme de leite fresco
1/2 xic de maionese
sal e pimenta


Escorra o palmito, reservando 1/4 de xic do líquido e corte-os em pedaços;
Ponha o líquido reservado em um refratário salpique a gelatina e leve em banho maria até dissolver;

Coloque o leite, o palmito, a mostarda a gelatina e o creme de leite no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
Acrescente sal e pimenta e por último a maionese, batendo novamente;

Transfira a mistura para uma forma de bolo inglês untada com azeite;
Leve a geladeira por 4 horas ou até ficar firme;
Desenforme em uma travessa e decore com alface tomatinhos e croutons.





Risoto de Limão Siciliano  ( Blog Do pão ao Caviar )


1 colher de sopa de azeite
1 e 1/2 cebola picada
4 xícaras de arroz arbório
450 ml de vinho branco de mesa seco
2 potinho de caldo de legumes
2 litros de água 
2  limões siciliano 
Raspa de 1 limão siciliano
2 gotas de essência de limão
80 gr de manteiga sem sal
Queijo parmesão de boa qualidade para ralar


Rale a casca de 1 limão siciliano e reserve.
Esprema os dois limões para retirar o suco e reserve.
Coloque a água com o caldo de legumes para ferver.
Frite metade da quantidade de cebola na manteiga com azeite até ficar transparente.

Adicione o arroa e frite-o por 1 1/2 minuto, sem parar de mexer.
Adicione o vinho e continue mexendo, até o vinho evaporar.
Acrescente uma concha de caldo de legumes fervendo a cada vez. Conforme o risoto for secando, adicione mais uma concha do caldo, mexendo com frequência.

Quando for colocar a última concha, adicione metade do suco do limão. 
( Esse processo irá demorar cerca de 16 minutos para ficar al dente, ou 20 minutos para ficar mais macio ).

Para finalizar, adicione as raspas de limão, a outra metade do suco de limão, 2 gotas de essência de limão, a outra parte da manteiga e por último, um pouco de queijo parmesão ralado.





Lombo recheado de damasco e ameixa ( Blog da Lê Diniz )


1 kg de lombo aparado e limpo
2 dentes de alho triturados
1 cebola média ralada
1 xícara (chá) de caldo de carne (uso o Rôti, em pó, da Nestlé)
1 xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de damascos secos
1/2 xícara (chá) de ameixas pretas sem caroço
1 xícara (chá) de nozes picadas
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta a gosto
água
1 concha de Cognac para flambar
Abrir o lombo em um filet grande e temperar com sal, pimenta do reino, alho e cebola. Deixar numa marinada com o vinho e o caldo de carne, por aproximadamente 3 horas.
Colocar os damascos de molho em água quente e hidratá-los por 1/2 hora e fazer o mesmo com as ameixas. Escorrer e reservar.
Escorrer o lombo da marinada e rechear com os damascos, ameixas e nozes. Enrolar como rocambole, amarrar ou prender com palito. Colocar em um pirex untado com manteiga. Mapear o lombo com manteiga derretida e despejar ao redor a marinada.
Levar ao forno pré-aquecido para assar regando a carne durante o cozimento. Se preciso, acrescente água.
Virar o lombo para dourar do outro lado. Cobrir com papel laminado para terminar de cozinhar e quando estiver cozido e macio (não deixar ressecar) retirar do forno e flambar no Cognac. 
Deixar descansar por 15 minutos antes de fatiar.
Servir acompanhado do próprio molho.

Rendimento: 6 a 8 porções







Torta de Maçã e Framboesa ( receita: Oncewed )

Massa:

225 gramas de farinha de trigo peneirada umas 3 vezes
125 gramas de manteiga bem gelada e cortada em fatias
1 gema de ovo
30 gramas de açúcar
1/2 colher de café de sal
1/2 colher de café de suco de limão
12 a 14 ml de água gelada, ajuste se necessário


Recheio:

8 a 10 maçãs
1 xícara ( chá ) de framboesas frescas
1/2 xícara ( chá ) de  açúcar
2 colheres ( sopa ) suco de limão
1/4 xícara ( chá ) de farinha de trigo
1/2 colher ( chá ) de sal
1colher ( sopa ) de manteiga, cortada em pequenos pedaços
1 fava de baunilha ou gotas de essência de baunilha
1/2 xícara ( chá ) de nozes picadas ( opcional, eu uso e adoro )
1 gema de ovo
2 colher ( sopa ) de creme de leite
2 colher ( sopa ) de  açúcar cristal

Disponha a farinha peneirada com o açúcar e o sal em um copo de processador
Coloque as fatias de manteiga e bata até formar uma farofa, junte todos os outros ingredientes.
Retire a massa do processador, amasse um pouco até formar uma bola de massa homogênea
Embrulhe em papel filme, achate até formar um disco e coloque no refrigerador por 10 minutos.
Divida a massa ao meio e abra com um rolo.
Coloque um pedaço na geladeira e forre o fundo de uma forma de torta. Coloque a forma de torta na geladeira.

Recheio:

Descasque as maçãs, tirando a parte do meio. Coloque-os em uma tigela com as framboesas , o açúcar, o suco de limão , a farinha , o sal, e as sementes da fava de baunilha ou as gotas da essência, além das nozes, se for usá-las. 
Misture.

Remover a massa da torta da geladeira . 
Coloque toda mistura das maçãs na torta e espalhe a manteiga por cima.

Cortar o restante da massa em formato de corações ( ou outro formato que desejar) e ir colocando sobre a mistura de maçãs, começando na borda exterior e movendo-se para dentro. 





Refrigerar ou congelar a torta até ficar firme ( cerca de 1-3 horas no máximo )  Pré-aqueça o forno a 220ºC  .
Faça uma mistura da gema de ovo com o creme de leite e pincele sobre a torta.
Polvilhar com açúcar cristal.

Coloque a torta no forno a 220ºC por 15 min.
Abaixe o fogo para 190ºC e continue a assar por mais 30 minutos, ou até que a massa fique ligeiramente dourada .
Remover a torta do forno e deixar esfriar sobre uma grade.
Melhor se servida no dia seguinte, conservada em geladeira.