terça-feira, 5 de novembro de 2013

Primeira Eucaristia




Nas últimas semanas tenho recebido muitos pedidos de idéias de Primeira Eucaristia. E uns dos posts mais acessados aqui no blog, tem sido justamente a "Festa de Primeira Eucaristia da minha prima Giulia". 
Então, atendendo a esses pedidos carinhosos, estou trazendo 2 festas bem bacanas para vocês.

A primeira, da "Realize Eventos", traz arranjos delicados de margaridas, lindos biscoitinhos com decorações de anjinhos, docinhos em copinhos de chocolate decorados com anjinhos (reparem nas asinhas feitas de hóstia), lindos demais, entre outros docinhos.

A segunda festa, do blog "Antes da Festa", tem muitas pérolas na decoração (aliás, uma graça o arranjo de flores com pérolas ), pirulitos de chocolate com anjinhos, bem-nascidos decorados com mini terços de pérolas, brigadeiros em tacinhas, chocolates e docinhos diversos.

Inspirações para vocês !
Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli

















sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Menu completo




Adoro os posts de menu completo e sempre recebo pedidos para fazê-los.
O menu de hoje tem como aperitivo, brioches de presunto ou peito de perú com queijo, que podem ser servidos com amêndoas defumadas e biscoitinhos salgados.
Como entrada, uma salada de folhas com mini tomatinhos e croutons com um divino mousse de palmito.
O prato principal é um Lombo recheado de damasco e ameixa acompanhado de Risoto de Limão Siciliano, que surpreende no sabor.
Para finalizar, uma torta americana de maçã e framboesa que eu adoro.
Receitas testadas e súper aprovadas.

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli






Brioche ( Blog Anfitriã )



5 batatas
1/2 pacote de farinha de trigo Renata
1 tablete de manteiga com sal
5 ovos
1/2 xícara ( chá ) de leite
3 colheres ( sopa)  de açúcar
1 colher( sobremesa ) de sal
2 tabletes de fermento de pão de 10 grs
250g presunto ou peito de perú
250g de queijo mussarela

Misturar tudo em uma vasilha e amassar até dar o ponto (deixar desgrudar da mão).
Descansar a massa por 1 hora.
Abrir e colocar na assadeira uma parte, colocar o presunto e queijo e cobrir com o resto.
Assar.

Cortar tudo em pequenos quadradinhos e servir quente.








Salada com Mousse de Palmito ( Blog Do Pão ao Caviar )

2 vidros de palmito em conserva
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
2 xic de leite
1 colher de sopa de mostarda
2 xic de creme de leite fresco
1/2 xic de maionese
sal e pimenta


Escorra o palmito, reservando 1/4 de xic do líquido e corte-os em pedaços;
Ponha o líquido reservado em um refratário salpique a gelatina e leve em banho maria até dissolver;

Coloque o leite, o palmito, a mostarda a gelatina e o creme de leite no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
Acrescente sal e pimenta e por último a maionese, batendo novamente;

Transfira a mistura para uma forma de bolo inglês untada com azeite;
Leve a geladeira por 4 horas ou até ficar firme;
Desenforme em uma travessa e decore com alface tomatinhos e croutons.





Risoto de Limão Siciliano  ( Blog Do pão ao Caviar )


1 colher de sopa de azeite
1 e 1/2 cebola picada
4 xícaras de arroz arbório
450 ml de vinho branco de mesa seco
2 potinho de caldo de legumes
2 litros de água 
2  limões siciliano 
Raspa de 1 limão siciliano
2 gotas de essência de limão
80 gr de manteiga sem sal
Queijo parmesão de boa qualidade para ralar


Rale a casca de 1 limão siciliano e reserve.
Esprema os dois limões para retirar o suco e reserve.
Coloque a água com o caldo de legumes para ferver.
Frite metade da quantidade de cebola na manteiga com azeite até ficar transparente.

Adicione o arroa e frite-o por 1 1/2 minuto, sem parar de mexer.
Adicione o vinho e continue mexendo, até o vinho evaporar.
Acrescente uma concha de caldo de legumes fervendo a cada vez. Conforme o risoto for secando, adicione mais uma concha do caldo, mexendo com frequência.

Quando for colocar a última concha, adicione metade do suco do limão. 
( Esse processo irá demorar cerca de 16 minutos para ficar al dente, ou 20 minutos para ficar mais macio ).

Para finalizar, adicione as raspas de limão, a outra metade do suco de limão, 2 gotas de essência de limão, a outra parte da manteiga e por último, um pouco de queijo parmesão ralado.





Lombo recheado de damasco e ameixa ( Blog da Lê Diniz )


1 kg de lombo aparado e limpo
2 dentes de alho triturados
1 cebola média ralada
1 xícara (chá) de caldo de carne (uso o Rôti, em pó, da Nestlé)
1 xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de damascos secos
1/2 xícara (chá) de ameixas pretas sem caroço
1 xícara (chá) de nozes picadas
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta a gosto
água
1 concha de Cognac para flambar
Abrir o lombo em um filet grande e temperar com sal, pimenta do reino, alho e cebola. Deixar numa marinada com o vinho e o caldo de carne, por aproximadamente 3 horas.
Colocar os damascos de molho em água quente e hidratá-los por 1/2 hora e fazer o mesmo com as ameixas. Escorrer e reservar.
Escorrer o lombo da marinada e rechear com os damascos, ameixas e nozes. Enrolar como rocambole, amarrar ou prender com palito. Colocar em um pirex untado com manteiga. Mapear o lombo com manteiga derretida e despejar ao redor a marinada.
Levar ao forno pré-aquecido para assar regando a carne durante o cozimento. Se preciso, acrescente água.
Virar o lombo para dourar do outro lado. Cobrir com papel laminado para terminar de cozinhar e quando estiver cozido e macio (não deixar ressecar) retirar do forno e flambar no Cognac. 
Deixar descansar por 15 minutos antes de fatiar.
Servir acompanhado do próprio molho.

Rendimento: 6 a 8 porções







Torta de Maçã e Framboesa ( receita: Oncewed )

Massa:

225 gramas de farinha de trigo peneirada umas 3 vezes
125 gramas de manteiga bem gelada e cortada em fatias
1 gema de ovo
30 gramas de açúcar
1/2 colher de café de sal
1/2 colher de café de suco de limão
12 a 14 ml de água gelada, ajuste se necessário


Recheio:

8 a 10 maçãs
1 xícara ( chá ) de framboesas frescas
1/2 xícara ( chá ) de  açúcar
2 colheres ( sopa ) suco de limão
1/4 xícara ( chá ) de farinha de trigo
1/2 colher ( chá ) de sal
1colher ( sopa ) de manteiga, cortada em pequenos pedaços
1 fava de baunilha ou gotas de essência de baunilha
1/2 xícara ( chá ) de nozes picadas ( opcional, eu uso e adoro )
1 gema de ovo
2 colher ( sopa ) de creme de leite
2 colher ( sopa ) de  açúcar cristal

Disponha a farinha peneirada com o açúcar e o sal em um copo de processador
Coloque as fatias de manteiga e bata até formar uma farofa, junte todos os outros ingredientes.
Retire a massa do processador, amasse um pouco até formar uma bola de massa homogênea
Embrulhe em papel filme, achate até formar um disco e coloque no refrigerador por 10 minutos.
Divida a massa ao meio e abra com um rolo.
Coloque um pedaço na geladeira e forre o fundo de uma forma de torta. Coloque a forma de torta na geladeira.

Recheio:

Descasque as maçãs, tirando a parte do meio. Coloque-os em uma tigela com as framboesas , o açúcar, o suco de limão , a farinha , o sal, e as sementes da fava de baunilha ou as gotas da essência, além das nozes, se for usá-las. 
Misture.

Remover a massa da torta da geladeira . 
Coloque toda mistura das maçãs na torta e espalhe a manteiga por cima.

Cortar o restante da massa em formato de corações ( ou outro formato que desejar) e ir colocando sobre a mistura de maçãs, começando na borda exterior e movendo-se para dentro. 





Refrigerar ou congelar a torta até ficar firme ( cerca de 1-3 horas no máximo )  Pré-aqueça o forno a 220ºC  .
Faça uma mistura da gema de ovo com o creme de leite e pincele sobre a torta.
Polvilhar com açúcar cristal.

Coloque a torta no forno a 220ºC por 15 min.
Abaixe o fogo para 190ºC e continue a assar por mais 30 minutos, ou até que a massa fique ligeiramente dourada .
Remover a torta do forno e deixar esfriar sobre uma grade.
Melhor se servida no dia seguinte, conservada em geladeira.






quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Idéias para Halloween




Halloween chegando e algumas idéias de última hora para vocês !!!
A primeira, da Bento Monsters, são sanduichinhos feitos de Nutella e requeijão colorido com anilina comestível, fatias de mussarela, com olhinhos de bolinha de chocolate. 
A segunda idéia, do Blog da Tuty, é uma mousse de chocolate com fantasma em cima.
A terceira, é um " túmulo" de palha italiana com "lápide" de bolacha maizena.(me desculpem, recebi essa foto, sem referência )
Para finalizar, um cupcake de morcego, também do blog da Tuty.
Com receitinhas para vocês.
Happy Halloween, everyone !!!

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli









Mousse de Chocolate Decorado

1 lata de leite condensado
300g de chocolate meio amargo picado
1 colher de manteiga sem sal
1/2 caixinha de creme de leite
Chantilly (usei uma caixinha pequena de Chantimix, mas você pode fazer também com creme de leite fresco - só não aconselho usar aqueles chantillys prontos que vêm só para espirrar, pois eles não têm consistência e derretem em 15 segundos).
Bolinhas de chocoball-mini

Leve ao fogo a manteiga, o chocolate e o leite consensado e pode deixar em fogo médio até o chocolate derreter. Quando estiver uniforme, abaixe o fogo e mexa sempre, até desgrudar da panela. 
Quando desgrudar, desligue o fogo e adicione o creme de leite.
Espere esfriar e encha as tacinhas. 

Quando estiver bem frio, coloque o chantilly em um saco de confeiteiro com bico redondo, ou faça um furinho no saco e use sem bico mesmo. 
Faça o fantasminha de baixo para cima e eles ficarão todos assim, com "topetinho".

Por fim, com bastante cuidado, coloque os olhinhos de chocolate. 

Rendimento: 14 tacinhas de 40ml 






"Túmulos" de Palha Italiana ( receita: Maria Brigadeiro )

2 latas de leite condensado
8 colheres ( sopa ) de chocolate em pó ( ou 32 colheres de raspas de chocolate)
2 colheres ( sopa ) de manteiga extra sem sal
1 pacotes de bolacha maizena
Granulado
Coloque as latas de leite condensado em uma panela grande, adicione o chocolate em pó ( ou as raspas de chocolate ), misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até a massa desgrudar do fundo da panela.
Desligue o fogo e acrescente as bolachas picadas grosseiramente com as mãos, mexendo bem.
Coloque em uma forma retangular untada e deixe esfriar.
Corte no formato de "túmulos", coloque granulado por cima, "grude", com o próprio brigadeiro, as bolachas cortadas ao meio para imitar a "lápide" e decore com chocolate derretido e frio e "ossos, mãos e caveiras" feitos de pasta americana ou comprados prontos.





Cupcake de Chocolate  (rendimento: 18 cupcakes )


3 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
5 colheres de cacau em pó
1/2 copo de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher bem cheia de fermento
Chantilly
Corante em gel alimentício roxo (usar quase meio tubo para ficar bem roxo )
Confeitos de morcego (você encontra em lojas de festas)

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar, o cacau e o leite. Depois que estiver bem homogêneo, acrecente a farinha e o fermento e mexa com uma colher ( sem bater). 
Distribua a massa pela forminhas de cupcake e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC.

Enquanto assa você pode aproveitar para bater o chantilly. 
Quando estiver bem consistente adicione o corante roxo. 
Coloque em um saco de confeitar com bico bem fininho e longo.


IMG_2231

Depois que tirar os bolinhos do forno, deixe esfriar totalmente antes de rechear e cobrir (cerca de duas horas). 
Coloque o bico dentro do bolinho e aperte. 
Decore com o morceguinho.


Obs: Vocês podem substituir o chantilly por brigadeiro branco tingido com anilina.
Querem uma receita?

1 lata de leite condensado
150g de chocolate branco picado e derretido
1 colher ( sopa ) de manteiga sem sal
1/4 de xícara ( chá ) de creme de leite 
Corante alimentício roxo

Coloque o leite condensado, o creme de leite, o chocolate branco derretido e a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo, até atingir o ponto de brigadeiro.

Vá acrescentando a anilina, até atingir a cor desejada.
Depois de frio, coloque em saco de confeitar, com bico fininho e comprido.
Coloque o bico dentro do cupcake e aperte.
Depois decore com mais brigadeiro "em cima" do cupcake e coloque o morceguinho para finalizar.



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Halloween




Halloween é uma comemoração que me alegra, todos os anos. Faço questão de decorar a casa e os meus filhos ( Lucas e Matheus ) adoram, desde pequenos.
Essa festa da Constance Zahn ( adoro todosss os seus trabalhos)  traz idéias bem bacanas com detalhes lindos.
Samambaias, bromélias, rosas na cor laranja, muitas teias de aranha, insetos, morcegos, velas em candelabros, "poções mágicas", vampiros, fantasmas, enfim um ambiente perfeito!
Toda parte de papelaria foi feito pela Sucré Atelier; biscoitos decorados, cupcakes, chocolates, maçãs carameladas e cakepops, tudo muito lindo, são da Tammy Montagna.
Gelatinas transparentes com olhos e insetos dentro, são da Duas Gastronomia. e fazem um incrível sucesso, porque além de diferentes tem sabores incríveis.
Bolo muito fofo da Piece of Cake e bolinhos em formatos de insetos da About Cakes.
Tudo muito lindo!!!
Inspiração de Halloween para vocês !

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli




























quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Chá de Tarde



Chá da tarde simples com detalhes sofisticados.
Rosas,  hortênsias, mosquitinhos...  
Naked Cake da  "Os bolos da Betah", docinhos da "Louzieh", docinhos decorados da " Sweet Carolina" e bem casados da "Emília Bem Casados".
Decoração de mesa da "Lú Martinez".
Com todos esses "nomes", cada detalhe, com certeza, ficou perfeito.
Gostoso chegar em um Chá da Tarde e encontrar uma mesa tão caprichada, demonstrando todo carinho da anfitriã com seus convidados.
Adorei !!!

Beijos e sucesso,
Roberta Giovaneli