quarta-feira, 13 de junho de 2012

Almoço de Aniversário de 15 anos !






Olá meus queridos e queridas !
Uma querida amiga de " adolescência " Laís Manicardi Fonseca, me pediu uma idéia para um almoço em comemoração ao aniversário de 15 anos de sua filha Tainá.
15 anos, época em que nós éramos muito amigas !!!
Boas lembranças... e, por isso, recebi esse pedido com muito carinho.
Como o prato preferido da Tainá é polenta, foi contratado um buffet para servir esse prato.
Boa escolha, polenta além de ser uma delícia e ter um efeito bem bacana, é perfeito para um almoço.
Mas, minha amiga, quer caprichar na mesa do bolo, num estilo clássico e delicado, como a aniversariante.
Sugiro uma festa em tons de amarelo e branco com margaridas, gerberas, chuvas de prata, tulipas, crisântemos, orquídeas.... muitas flores.
Amarelo é uma cor que contribui para a felicidade, simboliza alegria e está muito na moda em termos de "festa chique".
Felicidades, Tainá !!!

Beijos,
Roberta Giovaneli


Arranjos de mesa 


Na mesa principal onde será servido o almoço, ou em cada mesa , sugiro pequenos arranjos 


Arranjo de limão Siciliano e biscoitos da "Blosson Edge "(veja o passo-a-passo no final deste post)


Eu usaria uma travessa branca e somente limões Sicilianos ( amarelos ) com vela branca


Ou pequenos arranjos em vasos retangulares e "brancos", se a mesa for comprida.


Essa opção é uma graça ( bola de isopor espetada com margaridinhas )  


Original



Enfeite de guardanapo

Muito fofo !!!! Escrever o nome da aniversariante. Pode ser colocado sobre os guardanapos, nos pratos, no caso de "mesa posta" ou "amarradinho" a cada guardanapo, no caso de " serviço americano".


Mesa do bolo

A mesa de bolo atrai todos os olhares.
Muitas flores, seguindo a decoração da festa, ou seja, nas cores amarelas e brancas.
Sugiro bolo/maquete ( falso ), para que possa ficar durante toda a festa decorando a mesa de doces.
Veja a idéia abaixo, pensando em um bolo todo em tons de amarelo 



Essa " maquete " ( ou bolo falso ) é feito de tecido.
Compre 3 placas de isopor em tamanhos diferentes e 3 pedaços de tecidos em tons de branco e amarelo( veja a combinação de estampas na foto ).
Cole com cola comum e coloque um lindo laço amarelo ou branco.
O bolo " verdadeiro " , ficará na geladeira esperando para ser servido somente na hora certa. 

Outra sugestão de bolo :


 Aren Cakes

Docinhos 

Em Campinas, conheço uma doceira maravilhosa chamada Dona Carmen  (19-32534890)  que faz docinhos muito gostosos ( todas as fotos a seguir são de docinhos dela, tiradas da festa de Primeira Eucaristia da minha prima Giulia )
Sugiro : 
. Camafeu de Nozes em formato de coração ( pedir para ela fazer todo branco e se quiser, com a florzinha amarela) escrito " 15 anos ". Um charme e garanto, delicioso !





. Caramelado de côco (meu preferido)





.  Bombom de Cereja






O "casadinho" também é fantástico, além do bombom de brigadeiro.
Súper recomendo.

. Também sugiro Ateliê Bia Loureiro ( já coloquei fotos de trabalhos dela neste blog - ateliebialoureiro.blogspot.com.br )
Ela faz cupcakes, docinhos, macarons e tudo que imaginar em termos de papelaria para deixar sua festa linda.


Para dar um charme extra:

Quindins




Macarons brancos e amarelos



We Heart It

Cupcakes

Eles continuam sendo os queridinhos, com decoração combinando com a festa ! ( boas receitas neste blog )

Sweet Berry Me

Oh Baby Shower Decor

Se quiser optar por algo mais fácil de fazer, faça bolinhos simples, açúcar de confeiteiro polvilhado por cima e florzinhas amarelas. Efeito delicado. 



Copos Decorados

.  Copos decorados com borda amarela ( passe metade de um limão na borda dos copos e depois passe as bordas em açúcar cristal amarelo, esqueça os canudos).



. Flor dentro dos copos


Blog Anfitriã



Lembrancinhas 

.Amêndoas , ficam um charme, colocadas em caixinhas como essas, além de ajudar na decoração da mesa do bolo.



.Camafeus, colocados em lindas caixinhas. Um arraso






Detalhes

.Grandes potes nas laterais da mesa do bolo, ficam lindos, com balinhas amarelas e  limões Sicilianos




. Palitinhos com florzinhas nas pontas





Como fazer o arranjo de Limão Siciliano e biscoitos

Utilize cortadores de biscoito comprados em lojas de produto para confeitaria e receita de biscoito de baunilha desse blog.
Decoração de pasta americana e glacê real ( receitas nesse blog também ).




















 














terça-feira, 12 de junho de 2012

domingo, 10 de junho de 2012

Dia dos Namorados





Olá queridos e queridas
O post de hoje traz um Menu especial para o Dia dos Namorados !!!
Não precisa ser "expert" na cozinha para fazer essas receitas, são fáceis e tenho certeza que vocês vão arrasar.
O prato principal é um risoto, chamado "Risoto Piemontaise", que devo confessar, é meu risoto preferido ( e de todos aqui em casa ).
De sobremesa, um Creme de Leite Condensado com morangos, receita da minha mãe e que há anos faz sucesso nas festas em família, divino !!!
Duas receitas testadas e mais que aprovadas para vocês.

Beijos,
Roberta Giovaneli





Risoto Piemontaise

2 xícaras ( chá ) arroz para risoto ( eu prefiro o "carnaroli ", mas pode ser o arbório também, ou o vialone nano, todos de origem italiana )
3 colheres ( sopa ) manteiga
1,5 litro de caldo de frango ( 4 tabletes de caldo de galinha para 1,5 litro de água)
1/2 cebola ralada
150ml de creme de leite
2 colheres ( sopa ) requeijão
3 colheres ( sopa ) queijo parmesão
1/4 xícara vinho branco seco
sal e pimenta a gosto

Dissolva os tabletes de galinha em 1,5 litro de água fervente, reserve.
Em uma panela grande, refogue a cebola em 2 colheres de sopa de manteiga, até dourar levemente.
Acrescente o arroz para risoto sem lavar  ( para não tirar o amido, que dá cremosidade ao risoto ) e refogue, até ficar transparente.
Acrescente o vinho, mexendo sempre e espere que evapore o álcool. ( se quiser um sabor mais apurado, deixe o vinho evaporar menos ).
Vá acrescentando aos poucos o caldo de galinha.
A medida que o arroz for secando, vá acrescentando mais caldo, mexendo sempre.
Não tampe a panela.
Quando o arroz estiver macio, não deixe o caldo secar, apague o fogo.
Faça uma mistura com o creme de leite, o requeijão e o parmesão e acrescente ao arroz .
Coloque a manteiga restante ( 1 colher de sopa ) e mexa até incorporar.
Ele deve ficar bem cremoso.
Acrescente o sal e a pimenta.
Decore com sementes de romã e sirva imediatamente.
Rendimento: aproximadamente 8 porções

Dica: Se sobrar risoto, faça no dia seguinte, um bolinho típico da Itália chamado "Arancini ".

Ingredientes:
1 xícara ( chá ) risoto
5 colheres ( sopa ) de farinha de trigo
1 ovo batido
farinha de rosca
Mussarela cortada em quadradinhos
Óleo para fritar

Pegue pequenas porções de risoto, recheie com um quadradinho de mussarela, feche formando pequenas "bolinhas " do tamanho de croquetes.
Passe em farinha de trigo, depois no ovo e por último em farinha de rosca.
Frite em óleo bem quente.






Creme de Leite Condensado com Morangos da minha mãe

2 latas de leite condensado
3 latas de leite ( usar a medida da lata de leite condensado )
1 colher ( chá ) essência de baunilha
3 gemas peneiradas
1 colher ( sopa ) manteiga
4 colheres ( sopa ) farinha de trigo 
Creme de leite ( quantidade necessária )
Mini suspiros ou chantilly comprado pronto, para decorar
Morangos picados

Bata o leite condensado, o leite, a essência de baunilha, as gemas, a manteiga e a farinha de trigo no "liquidificador".
Depois, coloque em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar para não empelotar, até engrossar.
Coloque em um recipiente e cubra, encostando o papel-filme no creme ( para não criar película ) até esfriar. 
Na hora que for usar, bata em "batedeira" com um pouco de creme de leite até atingir a consistência desejada.
Coloque em taças individuais uma pequena porção do creme,  intercalando com morangos, ao final enfeite com um mini suspiro ou chantilly.
Rendimento: aproximadamente 10 taças médias


Dedico este post a minha mãe maravilhosa, que me permitiu compartilhar com vocês sua receita, antes "secreta", de "Creme de Leite Condensado da Beatriz", que ela usa para fazer recheio de bolo também.







sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dia dos Namorados IV




Olá queridos e queridas,
Estão sem inspiração ?
O que vocês acham de começar o jantar do Dia dos Namorados com um  Fettuccine Alfredo, receita original do restaurante " Olive Garden" e, de sobremesa, um Crepe " vermelho", recheado de creme de mascarpone e coberto com ganache de chocolate ?
E um chocolate quente da Kopenhagen para finalizar?
As receitas são maravilhosas, tenho certeza que vocês vão adorar. 

Beijos,
Roberta Giovaneli

Fettuccine Alfredo

500g de fettuccine
1/2 xícara ( chá ) de manteiga
1 dente de alho amassado
1 litro de creme de leite
1 1/2 xícara ( chá ) queijo parmesão
2 colheres ( sopa ) cream cheese 
sal e pimenta
Lascas grandes de queijo parmesão para decorar

Cozinhe a massa, colocando na água da fervura, apenas sal.
Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e acrescente o alho, deixando por 2 minutos em fogo médio.
Acrescente o creme de leite e o cream cheese e aqueça até "quase" ferver.
Acrescente o queijo parmesão e misture até o queijo derreter. Acrescente o sal e a pimenta.
Misture um pouco do molho Alfredo com a massa, em porções individuais.
Coloque as lascas de parmesão por cima.

Crepe ( receita da " Duhlicious " )

Ingredientes da massa:

1 1/2 xícara ( chá ) de farinha de trigo
1 colher ( chá ) de fermento em pó
1/2 colher ( chá ) de bicarbonato de sódio
1/4 colher ( chá ) de sal
3 colheres ( sopa ) de açúcar
2 xícaras ( chá ) de leite + gotas de limão ( aguardar 10 minutos antes de usar).
1 1/4 xícara ( chá ) leite integral
1 ovo grande
1 colher ( chá ) extrato de baunilha
1 1/2 colheres ( sopa ) cacau em pó
1 colher ( sopa ) corante comestível
2 colheres ( sopa ) manteiga sem sal derretida
+ 2 colheres ( sopa ) óleo para untar

Ingredientes do recheio de creme de mascarpone:

500ml de  creme de leite fresco
300g de queijo mascarpone
1/2 xícara ( chá ) açúcar de confeiteiro
1 colher ( chá ) extrato de baunilha
Raspas de laranja ( opcional, mas dá um " toque " a mais )

Cobertura de Ganache de Chocolate:

75g chocolate ao leite
75ml de creme de leite
1 colher ( sopa ) açúcar


Modo de fazer o recheio:

Com um mixer, misture o queijo mascarpone, 1/4 xícara de açúcar, o extrato de baunilha e bata até ficar uma mistura "fofa". Reserve.
Bata o creme de leite fresco com o açúcar restante, até ficar firme.
Acrescente delicadamente a mistura de mascarpone.
Coloque em geladeira até a hora de usar.

Modo de fazer a cobertura:

Derreta o chocolate no microondas ( pique em pedaços bem pequenos e coloque por 1 minuto no microondas, retire, mexa. Coloque mais 30 segundos no microondas , retire e mexa novamente. Repita o processo até o chocolate estar derretido ).
Separadamente aqueça o creme de leite e o açúcar.
Misture os dois.
Se a mistura endurecer novamente antes de usar, coloque alguns segundos no microondas.

Modo de fazer a massa:

Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e o cacau.
Separe.
Em outra tigela, misture o leite " azedo", o leite integral, o ovo, o açúcar, a manteiga derretida, o extrato de baunilha e o corante comestível.





Misture os ingredientes líquidos aos secos e mexa até incorporar.
Faça os crepes, colocando em frigideira untada, em fogo médio, uma pequena porção da massa, espalhando bem para o crepe ficar fininho.
Empilhe os crepes em um prato.
Em cada crepe, coloque pequenas porções de creme de mascarpone e enrole.






Confeite o ganache conforme a foto abaixo, coloque 2 corações de papel grosso e tamanhos diferentes sobre o crepe ( ele ficará preso por causa do chocolate) e polvilhe açúcar de confeiteiro.
Retire os papéis e os corações ficarão marcados nos crepes. Lindo !!!





Chocolate Quente da Kopenhagen ( receita da casa de chá "Condimento")

250g de chocolate meio amargo da Kopenhagen ( ou amargo )
1/2 xícara ( chá ) de açúcar
1 canela em pau
750ml de leite
1 xícara ( chá ) de creme de leite fresco.

Derreta o chocolate em microondas, com a canela em pau, mexendo a cada 1 minuto até derreter por completo.
Coloque em uma panela: o leite, o açúcar, o creme de leite e acrescente o chocolate derretido com a canela.
Deixe ferver até engrossar um pouco.
Sirva quente ou frio.

Quer enfeitar com marshmallows ?