terça-feira, 1 de maio de 2012

Pedrinhas de Açúcar para o "cafezinho" ou "chá" pós almoço das Mães






Olá meus queridos e minhas queridas
Depois de um belo almoço no Dia das Mães e boas sobremesas para completar, nada melhor que um cafezinho ou chá para finalizar !!!
Já falei sobre estas pedrinhas de açúcar em outros posts, mas neste, vou dar o passo-a-passo da decoração, para vocês encantarem sua Mãe.
Aproveitem para fazer com antecedência, guardando em potinhos de vidro ou latinhas.

beijos, 
Roberta Giovaneli




Vocês vão precisar de :
- Pedrinhas de açúcar ( podem ser compradas prontas da marca " União " ou feitas por vocês )
- Flores de pasta americana ( podem ser compradas em lojas de confeitaria ou feitas por vocês )
- Glacê Real ( para enfeitar e colar as florzinhas nas pedrinhas )


Pedrinhas de Açúcar:
- 2 xícaras ( chá ) de grançúcar (é um tipo de açúcar cristal bem fininho)
- 2 colheres (sopa) de água quente

Misturar tudo.
(deve ficar parecido com areia bem úmida).
Se a mistura estiver muito molhada e o açúcar parecer dissolver na água, é porque colocou água demais, acrescente mais açúcar .

Utilize "formas para chocolate" para moldar as pedrinhas.
Aperte bem em cada cavidade, com o dedo e desenforme sobre uma superfície seca.
Pode usar também, "cortadores de biscoito". É só colocar a "mistura" de açúcar no fundo de uma forma, alisar bem e ir cortando.
Deixe secar por algumas horas.


Tenha cuidado na hora de mexer nas "pedrinhas" ao moldá-las ou cortá-la, , pois elas são delicadas, mas NÃO devem esfarelar ( se isto estiver acontecendo, acrescente algumas gotas de água em temperatura ambiente).


Durante todo processo,  você  vai sentir a mistura secar um pouco , acrescente  algumas gotas de água  em temperatura ambiente e mexa sempre que necessário.

Pode-se utilizar: açúcar mascavo, açúcar comum ou açúcar cristal, mas sem dúvida, o grançúcar é o que oferece melhor resultado, pelo brilho e beleza. (encontrado em lojas de confeitaria).


Flores de pasta americana:

Utilize pasta americana comprada pronta em lojas de confeitaria ou faça sua própria pasta ( receita neste blog , vide marcadores ).
Para tingir sua pasta americana, utilizem corante em gel.
Abra a pasta americana sobre "tapete de silicone" ou outra superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro e corte com mini cortadores de biscoito.
Use boleador para "afundar" o centro das florzinhas e deixe secar sobre uma assadeira contendo arroz ( isso mantem o formato das florzinhas enquanto secam).
Para entender melhor, veja o passo-a-passo da "Graziela Cake".







Faça uma receita de Glacê Real para decorar e colar suas florzinhas nas pedrinhas de açúcar

  • 500 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres de sopa de pó de merengue ( encontrado em lojas de confeitaria )
  • 8 colheres de sopa de água (temperatura ambiente)
Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata por 10 min em velocidade média.
Depois de pronto, coloque em um saco de confeitar e enfeite o centro das florzinhas. 






Depois cole as florzinhas nas pedrinhas de açúcar. Deixe secar e coloque em latinhas ou potinhos de vidro.








Dedico este post a minha mãe maravilhosa por ter sido sempre uma mãe dedicada, carinhosa, perfeita e adorar estas pedrinhas de açúcar!!!










segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tortinha de Chocolate Gourmet para sua Mãe




Olá meus queridos e queridas!
Queria trazer para vocês, uma sobremesa gourmet, para vocês arrasarem no Dia das Mães e com certeza em qualquer ocasião.
A apresentação elegante  e chique faz parecer que é um doce bem difícil de fazer, mas não é tanto assim.
Está receita é de origem "romena", retirada do site : www.lauraadamache.ro.
Adorei !!!

beijos,
Roberta Giovaneli


Rendimento :  6 mini bolos ( 10 cm de diâmetro cada )

Massa:
6 ovos
180g de açúcar
150g farinha de trigo
30g cacau em pó
2 sachês de açúcar vanille ( 2 colheres de sopa rasas )

Creme Ganache
200g creme de leite fresco
200g chocolate meio amargo
25g manteiga sem sal
2 colheres ( sopa ) rum branco

Calda
200g água
150g açúcar
2 colher (chá ) essência de baunilha natural
3-4 colheres ( sopa ) conhaque

Cobertura
100g manteiga
10 colheres ( sopa ) açúcar
10 colheres ( sopa ) cacau
12 colheres ( sopa ) leite
1 folha de gelatina ( 2 g )

Marzipan
250g marzipan ( comprado pronto )

Decoração
100 chocolate meio amargo
150g de split de chocolate ao leite da Callebaut  ( encontrado em lojas de confeitaria )
Marzipan para fazer os corações.

Prepare a massa:
Bata os ovos com o açúcar e o açúcar vanille, até ficar uma mistura clara e triplique de volume.
Misture a farinha de trigo e o cacau ( peneirados ), mexendo cuidadosamente em um movimento debaixo para cima.
Coloque em forma untada e enfarinhada, e asse em forno pré-aquecido a 170ºC, por 20-25 minutos.

Prepare o ganache:
Coloque o creme de leite fresco e a manteiga em uma panela em fogo baixo, até a mistura ficar bem quente ( NÃO DEIXE FERVER ).
Tire do fogo e acrescente o chocolate cortado em pedaços pequenos e o rum.
Mexa até derreter todo o chocolate.
Deixe esfriar por 10 minutos.
Depois, mexa por 10-15 ( com um fouet )  até o creme começar a clarear e endurecer.
Reserve.






Prepare a calda:
Em uma panela, coloque a água misturada com o açúcar e leve ao fogo baixo. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, desligue o fogo, adicione a aguardente e a baunilha e tampe a panela com uma tampa. Deixe esfriar .

Prepare a cobertura :
Deixe a gelatina de molho por 10 minutos em água fria.
Faça a cobertura quando a tortinha já estiver montada.
Coloque em uma panela em fogo baixo, a manteiga cortada em pedacinhos, o leite, o açúcar e o cacau.
NÃO DEIXE FERVER !
Tire do fogo e acrescente a gelatina.

Bata com " fouet" bem rápido por 3-4 minutos. Quanto mais rápido você bater, mais brilhante vai ficar.

Para o Marzipan:
Usar marzipan comprado pronto, para facilitar.
Amasse um pouco o marzipan para amolecer.
Estique sobre uma folha de papel manteiga ou tapete de silicone polvilhados com açúcar de confeiteiro, deixando a massa com 1,5 centímetros.
Corte 6 círculos ( com o cortador de 10cm )

Vamos a montagem:
Corte o bolo em 6 círculos de 10cm






Corte cada círculo em 3 camadas.
Comece a montagem, dentro do cortador : 
  • Uma camada de bolo
  • Um pouquinho da calda
  • Uma camada de glacê
  • Outra camada de bolo
  • Um pouquinho de calda
  • Um disco de marzipan
  • A última camada de bolo.( Observem a foto abaixo )







Coloque as tortinhas montadas na geladeira.                                   Enquanto isso, faça a cobertura, como descrito acima. Retire as tortinhas da geladeira e retire-as dos moldes.                                                                Coloque-as sobre uma grade e despeje a cobertura ( já fria ) sobre cada tortinha. Enfeite as laterais com o split de chocolate e decore em cima com raspas de chocolate e corações feitos de marzipan.Sirva imediatamente ou coloque na geladeira, retirando 30 minutos antes de servir.







domingo, 29 de abril de 2012

Docinhos para sua Mãe




Olá meus queridos e queridas,
Ainda com minhas "inspirações" para o Dia das Mães, trago algumas sobremesas simples, aprovadas por minha família e que podem ser feitas na véspera da comemoração, para facilitar para vocês.
Uma receita de Mousse de Chocolate, um Cheesecake de Coco com Goiabada em formato de coração e um Merengue de Morango em potinho.
Inspirem-se.

Beijos,
Roberta Giovaneli



Vamos a primeira receita:

Mousse de Chocolate ( receita " Casamenteiras " )

1 barra de chocolate meio amargo ( 180g )
1 barra de chocolate ao leite ( 180g )
1 lata de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite sem soro

Derreta os chocolates no microondas ( mexendo a cada 30 segundos ).
Acrescente o leite condensado e o creme de leite.
Misturar tudo e colocar para gelar de um dia para outro.
Hum.... ele fica bem cremoso, parece " Danette ".
Sirva com morangos. 




Cheesecake de Coco com Goiabada 
(receita : Especiarias Doces)

Massa:
110 g de manteiga
150g de biscoito maisena triturados
30g de açúcar
Manteiga/margarina para untar

Recheio:
180g de açúcar
30g de maisena
360g de cream cheese
2 ovos
1 gema
80g de creme de leite fresco
80g de coco ralado seco
Gotas de extrato de baunilha para aromatizar
Raspas de limão a gosto

Calda de goiabada:
250g goiabada
1/2 xícara ( chá ) água


Derreta a manteiga e misture-a com os biscoitos e o açúcar. Unte forminhas individuais em formato de coração com uma camada bem fina de manteiga.
Coloque a massa nas forminhas, pressionando bem.
Leve as massas ao forno preaquecido a 180 ºC para um pré-cozimento, por aproximadamente 7 minutos, ou até que esteja levemente dourada.
Deixe esfriar completamente antes de colocar o recheio.

Recheio: peneire o açúcar com a maisena.
Em uma batedeira, bata esssa mistura com o cream cheese, em velocidade média, até obter um composto bem cremoso.
Em uma tigela, misture os ovos, a gema, a baunilha e as raspas de limão. Junte ao cream cheese aos poucos, misturando bem.
Acrescente o creme de leite, o coco ralado e misture.
Coloque essa mistura sobre as massas pré-assadas.

Calda de goiabada : misture a goiabada com a água em uma panelinha e leve ao fogo até derreter completamente ( cerca de 5 minutos ). 

Disponha por cima a goiabada em colheradas. 

Asse em forno preaquecido a 150 ºC, por aproximadamente 50 minutos, ou até que o centro comece a ficar firme, mas a torta esteja ainda bem clara. Se assar demais, o recheio vai rachar.
Leve a geladeira por no mínimo 6 horas, de preferência de um dia para o outro.





Merengue Express ( receita: Studio da Lu )

Vocês vão precisar de:
(A quantidade dos ingredientes vai depender do vidrinho que vocês irão usar)
  • morangos
  • suspiros (comprados prontos)
  • creme de leite fresco (ou aquela versão de creme de leite, que vc bate e vira chantily)
  • açúcar para fazer a calda




Antes de tudo, faça uma caldinha levando uns 8 morangos grandes, e 3 colheres de sopa de açúcar, ao fogo ( em uma pequena panela ), deixe ferver, abaixe o fogo, cozinhe por 5 minutos e separe.

Quebre um pouco os suspiros ( sem esfarelar ), corte os morangos em pedacinhos, e bata o creme até o ponto de chantily.
Agora vá fazendo camadas de suspiro, caldinha, chantily e morangos. Decore o vidrinho.






quinta-feira, 26 de abril de 2012

Biscoito de Coração






Olá meus queridos e queridas !
Olhem que encanto estes biscoitos com mini rosas da Sweet Sugar Belle !!!
Uma boa idéia para o " Dia das Mães " é colocá-los em saquinhos transparentes, com lacinhos de cetim e deixá-los um em cada prato na mesa do " almoço das Mães " , sobre os guardanapos!!!
As cores das " florzinhas " podem ser escolhidas de acordo com as cores da decoração da mesa, e servem de lembrancinhas !
Quem não quiser fazer suas próprias florzinhas, pode comprá-las prontas, e colar nos biscoitos com glacê real.
Procurem em lojas de Confeitaria.
Na "Loja Santo Antônio", aqui em São Paulo ( podem comprar pelo site ), tem uma variedade de cores e tamanhos e já vem com as " folhas" para compor com as mini rosas. Vale a pena conferir ! 
Vocês podem combinar, biscoitos e bolo, com as flores nas mesmas cores, com tamanhos diferentes .
Utilizem receita de Biscoito de Baunilha e de Glacê Real deste blog ( procurar em "marcadores " ).


beijos,
Roberta Giovaneli


Modo de fazer as florzinhas com Glacê Real

( comecem com uma pequena gota) 

( girem o bico de confeitar em " espiral" em volta da gota para criar o centro )

(para rosas fechadas, confeitem em um ângulo de 45 graus em relação a base; para rosas abertas, confeitem em um ângulo de 90 graus  em relação a base)





terça-feira, 24 de abril de 2012

Biscoitos carinhosos para sua Mãe





Idéia muito " delicada " para agradar sua Mãe !
Façam biscoitos de baunilha e decorem com glacê real ( receitas no blog ).
Escrevam em cada biscoito uma "qualidade" diferente da sua mãe como : linda, carinhosa, amiga, melhor mãe do mundo, sincera, engraçada, perfeita, inteligente,forte, incentivadora, cativante, bondosa ...
Coloquem os biscoitos em um pote de vidro e enfeitem com laço de cetim e um "tag" escrito : Você é...
Muito original !


beijos,
Roberta Giovaneli




Dedico este post a minha MÃE, maravilhosa, que tem absolutamente todas estas qualidades !!!















sábado, 21 de abril de 2012

Vaso de Flores para sua Mãe




Dia das Mães com flores, linda combinação !!!
Utilizem a receita de cupcake e cobertura de chocolate abaixo e inspirem-se com as fotos.

Beijos,
Roberta Giovaneli


Cupcakes de Chocolate ( Glorious Treat )

2 xícaras ( chá ) açúcar
1 3/4 xícaras ( chá ) farinha de trigo
3/4 xícaras ( chá ) cacau em pó de boa qualidade
1 1/2 colheres ( chá ) bicarbonato de sódio
1 1/2 colheres ( chá ) fermento em pó
1 colher ( chá ) sal
2 ovos
1 xícara ( chá ) leite integral
1/2 xícara ( chá ) óleo
2 colheres ( chá )  essência de baunilha
1 xícara ( chá ) água fervente


Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque as formas de papel para cupcakes dentro de formas próprias de metal.
Em uma tigela grande, misture o açúcar, a farinha, o cacau, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal.
Adicione os ovos, o leite, o óleo e a baunilha e bata em velocidade média por 1 minuto.
Acrescente a água fervente ( a massa ficará fina ) e mexa.
Encha 2/3 das forminhas de papel para cupcakes.
Asse por 22-24 minutos.
Deixe esfriar completamente.

Forrar pequenos vasinhos de cerâmica com papel manteiga, como na foto abaixo.
Colocar os cupcakes dentro.




Buttercream de chocolate ( Glorious Treats )


1/2 xícara ( chá ) manteiga sem sal
1 xícara ( chá ) cream cheese gelado
1 colher ( chá ) extrato de baunilha
4 xícaras ( chá ) de açúcar de confeiteiro
2 colheres ( sopa ) creme de leite
1/2 xícara ( chá ) cacau em pó


Bata, em batedeira a manteiga.
Acrescente o cream cheese e bata novamente, por 30 segundos.
Adicione a baunilha, o cacau em pó e o açúcar de confeiteiro e bata em velocidade baixa por 1 minuto. Aumente para velocidade média e continue batendo até ficar uma mistura fofa.
Coloque o creme de leite ( aos poucos ) e bata por 1 minuto.
Se não for usar em seguida, guarde em geladeira por até 5 dias. 
Quando for usar, bata novamente para uma melhor textura.


Cubra os cupcakes e decore com folhas de hortelã e flores de açúcar (podem ser compradas prontas em lojas de produtos para confeitaria).








Dedico este post a um encanto de pessoa , minha amiga virtual e seguidora, Patrícia Mara Viel Guimarães, de Santo André. 




Cupcake com coração




Olá meus queridos e minhas queridas
Trago neste post para vocês, uma idéia muito especial da" Made with love by me"; cupcakes com coração dentro !!!!
Segundo a criadora destas maravilhas : "Após cortar ou morder estes cupcakes, vocês verão quanto amor vem dentro deles".
PERFEITO para o Dia das mães !
Sigam as dicas abaixo e façam os seus.


beijos,
Roberta Giovaneli


Vamos lá :


Separem 12 forminhas de papel para cupcake e com uma caneta própria para culinária, façam uma pequena marquinha na forminha ( no final isso indicará o lado em que o cupcake deverá ser mordido ou cortado para ver o coração inteiro ).


Façam uma receita de Cupcake de Amêndoa ( Larrouse )


3 ovos
450g de açúcar
1 colher ( chá ) essência de amêndoa
300g de farinha de trigo
140g de farinha de amêndoa
2 colheres ( chá ) de fermento em pó
240 ml leite integral
60g manteiga sem sal derretida


Coloquem os ovos com o açúcar e a essência de amêndoas em uma batedeira e batam até obter uma mistura fofa ( aproximadamente 10 minutos ).
Desliguem a batedeira e acrescentem alternadamente, os ingredientes secos e o leite.
Por último, incorporem a manteiga derretida.



Separem 1/3 da mistura e coloquem em um pequeno bowl ou tigela.
Adicionem corante comestível vermelho, até atingir o tom desejado ( rosa ou pink).
Coloquem para assar em forma untada e enfarinhada até passar pelo " teste do palito".
Depois de pronto, deixem esfriar completamente ( para apressar o processo, podem colocar um pouco na geladeira ).
Desenformem o bolo e cortem com cortadores de biscoito em formato de coração, pequenos  o suficiente para caber  em pé dentro de formas de cupcake de tamanho médio.
Coloquem as forminhas de papel com as " marquinhas " alinhadas dentro de assadeiras próprias para cupcakes.
Coloquem a massa restante, distribuída nas forminhas, enchendo-as somente até metade.
Coloquem um coracão em cada, pressionando para que afundem na massa .




Lembrem - se de manter todos os corações voltados para a "marquinha" que você desenhou nas forminhas . 


Coloquem mais um pouquinho de massa para cobrir totalmente os corações.


Assem os cupcakes em forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos ( façam o "teste do palito" ).
Depois de prontos, utilizem  pasta americana ( receita neste blog ) para cobrir os cupcakes ou outra cobertura de sua preferência. 


Agora o truque final - Vocês tem que manter a " marquinha" na forminha de papel visível para que quando vocês cortarem ou morderem seus cupcakes, vocês possam ver esta imagem abaixo!!!




LINDO !!!

Dedico este post a Renata Araújo, de Iporá ( Goiás ), em agradecimento ao seu carinho .